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4 cuidados para corredores evitarem dor no joelho

A lesão atinge muitos atletas que esquecem de dar a atenção necessária para uma das principais estruturas que recebe tantos impactos no treino: os joelhos.

O Webrun chamou a Drª Ana Paula Simões, ortopedista, para falar sobre 4 cuidados essenciais para corredores evitarem lesões no joelho, problema que leva muitos atletas a encherem consultórios médicos. Assista essas dicas, guarda no coração e leva para vida:

1º – Fortalecer a musculatura do joelho

A doutora explica que o fortalecimento consiste em fazer exercícios que criem um envelope de força no joelho para que o atleta corra sem lesar as articulações, em especial a cartilagem e os meniscos – estruturas acessório da articulação do joelho que agem como amortecedores de impacto. O que o atleta deve fazer? Exercícios funcionais que foquem nas necessidades e objetivos do atleta, aliados com treinos focados em fortalecer a musculatura, para que o joelho tenha suporte para amortecer e impulsionar durante a corrida.

2º – Buscar e manter o peso ideal

A grande maioria de nós deseja e procura estar dentro do peso indicado para a nossa estrutura corpórea individualmente. A ortopedista aconselha a tentar manter o IMC principalmente e a massa magra sempre dentro do padrão recomendado para seu corpo evitando a sobrecarga do joelho. “Quando estamos mais pesado precisamos carregar mais peso, então o joelho sofre com o próprio sobrepeso”, afirma a especialista.

Lesões infelizmente acometem muitos corredores pela falta de pequenos cuidados que podem mudar tudo. | Foto: steph photographies / Fotolia

Lesões infelizmente acometem muitos corredores pela falta de pequenos cuidados que podem mudar tudo. | Foto: steph photographies / Fotolia

3º – Evitar a sobrecarga da planilha de exercícios

“Também tem a ver com a sobrecarga, mas nesse caso é a sobrecarga da planilha, ou seja, às vezes a gente se empolga, quer fazer um treino um pouquinho mais longo, tentar se superar, e a planilha fica mais intensa sem ser de forma progressiva”, continua Ana Paula. É normal que atletas queiram se desafiar e estimular o corpo a ir além. O problema é que isso precisa ser de forma progressiva para a manutenção da saúde do corpo. O mais indicado é que o corredor faça treinos planilhados, seguindo uma evolução continua da quilometragem ou pace e aperfeiçoar a performance pouco a pouco.

4º – Correção dos fatores biomecânicos

Postura, técnica, impulso, aterrissagem, pisada, forma de movimentar o joelho fazem parte da biomecânica da corrida. Muitos atletas cometem erros em algum fator que pode causar dor ou lesão. Por isso é tão essencial que corredores tenham acompanhamento de um especialista, para corrigir essas falhas e descobrir a própria biomecânica. Esse cuidado é essencial para quem já está começando a sentir dor.

A Drª Ana Paula ainda deu uma dica extra para os que mesmo tomando os cuidados notarem dor, vermelhidão ou inchaço nos joelhos a ponto de incomodar e atrapalhar a performance do atleta: procure um médico especialista para investigar para que ver já está acontecendo alguma lesão.

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Larissa Santos
Pseudo jornalista da ECA-USP. Meus amigos costumam dizer que sou criativa e uma explosão sentimental. Eles também reclamam de ser atrasada, mas juro que vou melhorar. Mirei em cultura e vim parar em esportes, mas tá tudo bem, eu amo escrever sobre tudo.
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