• Bem Estar - Conheça os benefícios de 5 açúcares mais saudáveis do que o refinado

Conheça os benefícios de 5 açúcares mais saudáveis do que o refinado

Muita gente sabe o desafio que é diminuir o consumo do açúcar no dia a dia, uma vez que ele está presente no cafezinho, bolos, tortas e nos mais variados tipos de doces. Mas apesar do sabor agradável, o açúcar refinado que estamos acostumados traz diversos malefícios como o ganho de peso, doenças cardíacas e hepáticas, além de aumentar o risco de problemas com cáries e diabetes.

Existem algumas formas mais naturais e outras menos prejudiciais à saúde para diminuir o uso do açúcar refinado, confira algumas e adapte seu paladar:

1. Açúcar de Coco

Foto: Daniel Vincek /Fotolia

Foto: Daniel Vincek /Fotolia

É um produto sustentável, já que é produzido com palmas de coco, rico em nutrientes como ferro, cálcio, zinco e potássio e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6). O açúcar de coco é um com os menores índices glicêmicos, ele é muito recomendado a quem não quer engordar, pois diferente do refinado, não é processado.   Mas ainda assim, é preciso usar com moderação, pois seu excesso pode trazer problemas como gordura no fígado e ganho de peso.

2. Mel

Foto: Галина Миронюк/Fotolia

Foto: Галина Миронюк/Fotolia

É um adoçante natural rico em nutrientes como potássio, magnésio, ferro e cálcio, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, atuando como antioxidante, ele ainda melhorara a digestão e manter a flora intestinal saudável. Em pequenas quantidades, o índice glicêmico não é tão alto e por isso não estimula a produção de gordura, como outros tipos.

3. Stevia

Foto: Handmade Pictures/Fotolia

Foto: Handmade Pictures/Fotolia

Também um adoçante natural, só que este é obtido a partir da Stevia Rebaudiana Bertoni, uma planta. No mercado, ele é encontrado em gotas ou em pó, sua capacidade de adoçar é 300 vezes maior do que o açúcar convencional, por isso alguns refrigerantes estão o utilizando em suas novas fórmulas. O número de calorias, quando usado moderadamente, é bem baixo.

Faça sua inscrição da New Balance 15k São Paulo!

4. Xilitol

Foto: Morissfoto /Fotolia

Foto: Morissfoto /Fotolia

O xilitol é um tipo de açúcar de álcool obtido a partir de frutas, vegetais, cogumelos ou algas marinhas. Seu uso é mais saudável, uma vez que o índice glicêmico é mais baixo e o de calorias também (cerca de 8 por colher de chá). Além disso, ele é anticariogênico, ou seja, tem o poder de inibir o crescimento de bactérias, reduzindo a formação de cáries e pode ser usado por diabéticos, já que é independente da insulina.

5. Açúcar mascavo

Foto: TrainedPets /Fotolia

Foto: TrainedPets /Fotolia

É sem dúvidas uma das opções mais usadas para substituir o açúcar refinado, o mascavo também é produzido a partir da cana-de-açúcar, mas como não passa por um processo de refinamento, possui mais nutrientes e minerais, como cálcio, magnésio, potássio e fósforo. No entanto, seu uso deve ser moderado, pois o nível de calorias é quase o mesmo do açúcar branco.

Comentários

Tags:, , , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade