• Corridas de Rua - Atividade física pode prevenir a osteoporose

Atividade física pode prevenir a osteoporose

Cerca de 15% do nosso corpo é formado por ossos, que conseqüentemente formam o esqueleto humano. A massa óssea chega ao auge entre os 20 e os 25 anos, em ambos os sexos e se mantém estável até por volta dos 35 anos. Mas depois disso, homens e mulheres começam a perdê-la.

Quando falamos em osso, lembramos de uma doença de evolução silenciosa: a osteoporose, que quando instalada pode ser incapacitante para o indivíduo. A osteoporose aparece quando o corpo não possui mais cálcio suficiente para manter a estrutura dos ossos de forma perfeita, com isso os ossos se tornam quebradiços e as fraturas passam a ser uma ameaça real para a vida das pessoas.

Foto: Crevis

Foto: Crevis

A atividade física é importante e contribui muito, pois aumenta a força do músculo exercitado e também do osso. Como o músculo está ligado a um osso através de tendões, os tendões farão uma pressão maior no osso na hora da atividade. Para que esse osso agüente a pressão, ele também irá se adaptar e se fortalece aumentando a sua massa óssea com maior absorção de minerais (cálcio e fósforo).

A musculação, como treinamento de força, desenvolve e mantém a estrutura muscular e óssea, sendo o mais eficiente estímulo conhecido para tal objetivo. Além de proporcionar um aperfeiçoamento no equilíbrio, por trabalhar o corpo de forma simétrica, é uma atividade de fácil controle de intensidade, com uma boa margem de segurança cardiológica, proporcionando uma melhora da coordenação motora e auxiliando na prevenção de fraturas, que é uma conseqüência mais grave de osteoporose.

Inscreva-se para a 23ª Corrida dos Bombeiros. Clique aqui!

Além disso, o que liga um osso no outro e faz um sistema harmonioso de locomoção são as articulações. Elas, junto com os músculos, dão amplitude aos movimentos. Nas articulações temos o líquido sinovial, substância viscosa, formada por água e proteína, que lubrifica as articulações.

Sem atividade física, esse líquido vai secando, surgindo graves problemas articulares. A cartilagem que protege o osso acaba se desgastando e pode surgir a artrite e depois disso, a artrose que é quando os ossos ficam em contato uns com os outros.

Foto: 9nong/Fotolia

Foto: 9nong/Fotolia

Com atividade física regular, você mantém as articulações lubrificadas e em bom funcionamento, com isso você fica com autonomia para poder fazer as coisas por si próprio, como, por exemplo, vestir uma roupa, calçar um sapato ou alcançar um objeto que está no alto de uma estante.

Mais prevenção
É importante fazer periodicamente exames de rotina, como sangue, eletrocardiograma, ergométrico para a execução das atividades. Mas acredito que você deve incluir também o exame de Densitometria de Corpo Total, que além de detectar o grau de Osteoporose, é também capaz de determinar a composição corpórea (gorduras, minerais, músculos) detalhadamente por região do corpo.

É interessante que a Densitometria de Corpo Total seja realizada no início do programa de condicionamento físico, a fim de determinar a quantidade de massa gorda e massa magra do paciente, e repetida periodicamente para saber como está a sua grande transformação.

Comentários

Tags:, , , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade