• Corridas de Rua - Pai com filha autista corre para conscientizar sobre a causa

Pai com filha autista corre para conscientizar sobre a causa

Quem vê o comerciante Narbal Fernandes desbravando distâncias pela conscientização do autismo, não imagina o quanto sua vida mudou e foi transformada ao conhecer o diagnóstico da condição em sua filha. A corrida já era presente na rotina, um hobby que começou aos 29 anos e chegou até o sonho de correr uma maratona.

Narbal correndo com a bandeira do autismo Foto: Divulgação

Narbal correndo com a bandeira do autismo Foto: Divulgação

Tudo mudou em novembro de 2016, quando descobriu a condição da pequena Alícia e logo depois perdeu seu emprego. O desespero que deveria bater à porta não veio e tudo isso por causa do esporte, Narbal decidiu que juntaria a mudança ao amor pelo esporte e começou a correr pela conscientização do autismo.

Inscreva-se aqui para a 4ª Maratona de Campinas!

Atualmente o comerciante acorda 5 vezes por semana às 4h30 da manhã para treinar, já que às 7h15 precisa estar no trem para trabalhar e só chega em casa por volta das 20h. Ele não tem suplementação, assessoria ou mesmo tempo para um fortalecimento específico.

Em abril de 2017 correu 80km com a bandeira do autismo, conseguiu a ajuda da Assessoria Esportiva Morone e fortalecer em uma academia perto de sua casa, foram meses de treinamento intenso e apoio de artistas e atletas divulgando o autismo e corrida.

O corredor saiu de Muriqui, região da Costa Verde no Rio às 4h da manhã e foi até Mesquista onde reside, passando pela Rodovia Rio Santos e Avenida Brasil. Foram 9h de alegria, informação, desafio e disposição. Com o apoio de sua família e conclusão do desafio, ele decidiu que esta seria sua missão.

O corredor e sua pequena bailarina Foto: Divulgação

O corredor e sua pequena bailarina Foto: Divulgação

No mesmo ano fez sua primeira corrida oficial com a bandeira, os 42km da Muralha, concluindo e tendo apoio da organização. Narbal quer correr não somente por sua filha, mas sim para informar e tentar diminuir o preconceito com as diferenças, correndo pelo bem.

Próximos desafios

Neste domingo (15) Narbal realizará a 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Haverá participações de corredores e terapeutas, com atividades e brincadeiras para crianças autistas ou não.

No 21 de abril o corredor enfrentará a Tutan UltraTrail. Serão 42km dentro do Parque Nacional de Itatiaia, região de Visconde de Mauá. Os organizadores estimam que para completar a prova o atleta necessite do tempo mínimo de 10h. Já Narbal só quer levar a causa em um dos picos mais altos do Brasil.

Força de vontade e determinação

Mesmo sem assessoria, suplementação e preparo especializado o atleta sente que seu tempo e resistência só melhoraram a cada dia. Sem apoio de marcas ele enfrenta verdadeiras batalhas para se inscrever nas provas e levar sua mensagem: “agradeço a Deus e a força recebida de todos os pais e familiares de crianças com autismo. Eles me movem com palavras”.

Comentários

Tags:, , ,
Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade