• Alimentação - Você sabe quais são os tipos de batata e suas diferenças?

Você sabe quais são os tipos de batata e suas diferenças?

Você tem uma favorita? Veja as principais diferenças entre elas

Logo os apaixonados por batata vão dominar o mundo já que o sabor, devido sua variedade imensa, agrada praticamente todas as pessoas. Ela pode ser crua, cozida, frita, com ou sem acompanhamentos, doce, baroa ou yacon. Tem para todos os gostos.

Conheça algumas delas e entenda seus benefícios!

1. Batata inglesa

Batata inglesa Foto: Evgeny/Fotolia

Batata inglesa Foto: Evgeny/Fotolia

O tipo mais usado em nosso país, possui baixa quantidade de gordura e contém vitaminas do complexo B e C. Também tem ferro, cálcio, fósforo, potássio e amido. Tem uma média de 70 calorias, mas ao fritar (a maneira favorita de muitos) o valor calórico aumenta bastante.

Essa é a batata mais conhecida por engordar, devido seu alto índice glicêmico e por ser escolhida normalmente para ser frita ou cozida.

2. Batata doce

Batata doce Foto: JuliaSudnitSkaya/Fotolia

Batata doce Foto: JuliaSudnitSkaya/Fotolia

A favorita dos atletas. Ela é roxinha por fora e tem um miolo branco por dentro, é rica em carboidratos e tem o dobro de fibras de uma batata normal. A famosa combinação do “frango com batata doce” costuma ser uma ótima opção, já que ela é digerida rapidamente e não vira glicose instantaneamente, como as outras batatas.

Possui vitamina A, C e algumas B. Além de sua ação antiinflamatória e antioxidante.

3. Batata yacon

Batata Yacon Foto: Picture Partners/Fotolia

Batata Yacon Foto: Picture Partners/Fotolia

Adocicada e bem parecida (visualmente) com a batata doce, a yacon é muito apreciada no Japão e agora ganhou no Brasil com o apelido de “batata diet”, pelo seu baixo valor calórico e por acompanhar muito bem, cortada crua e fina, a salada. Até mesmo suas folhas podem ser utilizadas para o tratamento do colesterol e diabetes.

4. Batata baroa

Mandioquinha Foto: Ana Mejai/Fotolia

Mandioquinha Foto: Ana Mejai/Fotolia

É a famosa (e deliciosa) mandioquinha.

Possui fósforo, vitamina A, B e C, além de ser ótima para digestão e ter poderes antiinflamatórios. Seu amido é facilmente digerido, por isso é indicada na alimentação de crianças. Ótima para ser consumida cozida, em sopas ou no famoso purê de mandioquinha.

5. Batata asterix

Batata Asterix Foto: BarkStudio/Fotolia

Batata Asterix Foto: BarkStudio/Fotolia

Tem casca avermelhada e é bem grossa. Possui vitamina C, minerais e fibra dietética. Fica ótima frita e principalmente com a casca, já que possui mais amido do que água. Também pode ser uma boa opção para purês e nhoque.

6. Batata baraka

Batata baraka Foto: Brian Yarvin/Fotolia

Batata baraka Foto: Brian Yarvin/Fotolia

De origem holandesa ela parece estar suja, mas isso é o que a distingue das outras. Indicada para todo tipo de preparo, pois sua polpa amarela é firme e mais seca, mas é muito boa principalmente para frituras já que contém menos água.

Inscreva-se para o Circuito de Corridas Caixa – Etapa Salvador. Clique aqui!

Atenção!

Quando esverdeadas ou em germinação a batata não deve ser consumida, pois podem causar intoxicação.

Comentários

Tags:, , , ,
Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade