• Corridas de Rua - Mulheres: saibam os benefícios específicos que a corrida pode trazer para sua rotina

Mulheres: saibam os benefícios específicos que a corrida pode trazer para sua rotina

A médica do esporte Ana Carolina Côrte conversa hoje, especificamente, com as mulheres atletas

Olá, leitores do Webrun. Sou a médica do esporte Ana Carolina Ramos Côrte e a partir de 2018 faço parte do time de colunistas do portal. No nosso dia-a-dia, na medicina esportiva, lidamos com atletas profissionais, amadores e quem ainda não teve sua iniciação em atividade física. A corrida é talvez uma das atividades mais praticada pelos brasileiros e os benefícios trazidos nós já sabemos.

Foi apenas nos últimos 35 anos que as mulheres tornaram-se praticantes do esporte Foto: PointImages/Fotolia

Foi apenas nos últimos 35 anos que as mulheres tornaram-se praticantes do esporte Foto: PointImages/Fotolia

Hoje quero destacar a prática para as mulheres. A cada dia, aumenta o número de corredoras, das mais diversas idades, que buscam no esporte recreação, saúde, controle de peso, interação social, realização pessoal ou até mesmo competição. E não era assim em um passado próximo. Apenas nos últimos 35 anos que as mulheres tornaram-se praticantes. O esporte, para as nós representa autonomia, força, prazer, autocontrole, socialização, justiça e poder.

Entenda como uma periodização nos treinos femininos faz a diferença na hora da competição

Ao contrário dos homens, todos os meses ‘sofremos’ com o período menstrual. Mas você tem ideia de que o exercício físico pode reduzir os sintomas da Tensão Pré-Menstrual como dores nas mamas, retenção de líquidos, ansiedade e depressão?

Além de melhorar a sensação de bem-estar antes e durante o período menstrual, alguns estudos ainda mostram que a menstruação não afeta a performance na corrida, pois não há alteração na força e na resistência aeróbia durante o ciclo menstrual. Obviamente, nem todas as mulheres conseguem manter o mesmo ritmo de treinos nesse período, mas sempre é bom saber que a corrida pode ajudar.

Inscreva-se para o Circuito Rio Antigo, etapa Lapa. Clique aqui!

Pode ser difícil entender, mas essa tal da gordura corporal parece gostar mais das mulheres e a corrida pode ser uma grande aliada, pois sua prática promove um alto gasto energético e o aumento na liberação de hormônios tireoideanos, que auxiliam a queima de gordura e a mudança no padrão da composição corporal da mulher. Ou seja, há solução!

Nas próximas semanas volto a dar dicas para mulheres e para todos os leitores do Webrun

Bons treinos!

Comentários

Tags:, , , , , , , ,
Ana Carolina Côrte
Dr. Ana Carolina Côrte é formada em medicina do esporte, tem doutorado em Ciências médicas com enfoque em Obesidade e Exercício, além da pós graduação em Termologia Médica. É pós-doutorada em Medicina do Esporte. Atualmente é médica do Comitê Olímpico Brasileiro, da clínica PULSE e do Sport Club Corinthians Paulista.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade

NEWSLETTER