• Alimentação - Fuja das técnicas “milagrosas”! Conheça 8 fake news sobre emagrecimento

Fuja das técnicas “milagrosas”! Conheça 8 fake news sobre emagrecimento

Água com limão emagrece? Se exercitar em jejum queima mais calorias?

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Com o verão se aproximando, as pessoas começam a dar uma atenção especial no cardápio e inserir novos hábitos alimentares no dia a dia. Mas nem tudo é o que parece. As chamadas “fake news” também rondam o universo da vida saudável.

Segundo Erica Fernanda, nutricionista do Hospital 9 de Julho, às campeãs são as notícias sobre emagrecimento. “As crenças populares, somadas ao apelo emocional e às receitas de dietas milagrosas fazem com que muitas pessoas compartilhem notícias falsas”.

+ Inscreva-se para a Indomit Pedra do Baú!

A especialista explica que, além das informações duvidosas sobre emagrecimento, as “fake news” podem ter consequências mais graves. “Sem a informação correta, as pessoas podem acreditar na notícia e prejudicar sua saúde ao fazer dietas ou exercícios errados” reforça Erica que lembra também que antes da internet, isso já acontecia. “Na época da escravidão, os senhores do engenho criaram a crença de que comer manga com leite fazia mal só para evitar que os escravos roubassem o leite da fazenda, mas não existe comprovação científica sobre isso”.

Para ajudar a esclarecer algumas “fake news” famosas, Erica e a endocrinologista Carolina Mantelli revelaram alguns mitos sobre emagrecimento, confira!

1- Quem tem colesterol alto não pode comer ovo: MITO

O aumento do colesterol não está relacionado apenas aos níveis de colesterol encontrados nos alimentos. Está associado a questões como a prática de atividade física, genética, ganho de peso e dieta pobre em fibras e gordura trans. “Por isso, o consumo do ovo, por si só, não costuma aumentar o nível de colesterol a ponto de ser um risco para a saúde” explica a nutricionista.

2- Beber água quente com limão em jejum emagrece: MITO

Essa técnica não elimina a gordura e não existe nenhuma comprovação científica sobre isso. Nenhum alimento é capaz de eliminar peso. “Alguns alimentos podem ajudar na perda de peso como os termogênicos, que aceleram o metabolismo e o gasto de energia, como a cafeína”, afirma Carolina.

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

3- Ingerir líquidos durante a refeição engorda: MITO

O hábito não engorda, mas causa aumento do abdômen, ocupando o espaço da comida e, consequentemente, distendendo o estômago. O ideal é consumir no máximo até 100ml de água somente para auxiliar na digestão e ajudar na deglutição dos alimentos. Mais que isso, o excesso de líquido começa a atrapalhar o processo de absorção de nutrientes.

4- Chocolate diet engorda menos do que o tradicional: MITO

Apesar de não ter açúcar, o alimento diet tem mais gordura saturada que os produtos convencionais para chegar ao sabor próximo ao açúcar, podendo ser mais prejudicial à saúde e conter mais calorias. Não é recomendado para dietas de emagrecimento, e sim para diabéticos.

5 – É aceitável substituir café da manhã, almoço ou jantar por sucos e chás: MITO

Sucos e chás não tem as quantidades adequadas de proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras que os alimentos sólidos das refeições possuem, além de não produzirem saciedade, pois são de rápida digestão podendo provocar perda de massa muscular e problemas de saúde por falta de nutrientes.

6- Comer abacaxi após as refeições emagrece: MITO

O abacaxi quando consumido após as refeições auxilia no processo digestivo, mas não diminui os valores calóricos e nem interfere na absorção das gorduras das refeições.

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

7- Se exercitar em jejum ajuda a perder peso: MITO

Ao acordar, a quantidade de glicose e proteínas no sangue esta baixa devido ao jejum prolongado durante o sono. Ao exercitar sem se alimentar, o corpo vai quebrar massa muscular para produzir energia, gerando a glicose necessária para movimentar-se e manter o cérebro ativo, portanto, vai haver a perda da massa muscular, mas não da gordura. Além de sentir dor de cabeça, náuseas, enjoos e fraqueza, que vão impedir de se exercitar por um tempo adequado.

8- Carboidratos integrais não engordam: MITO

Os alimentos integrais possuem as mesmas ou até mais calorias que os alimentos refinados. A única diferença é que são ricos em vitaminas, minerais fibras e são absorvidos pelo corpo mais lentamente o que dificulta que a pessoa engorde, por ter saciedade por mais tempo. Mas se forem consumidos em excesso, também podem elevar o peso.

A nutricionista indica que, ao receber mensagens “milagrosas”, desconfie! “Não existe fórmula mágica para o emagrecimento. Então, caso alguém receba mensagens com receitas milagrosas, desconfie, procure um especialista e não repasse para outras pessoas”.

Comentários

Tags:, , , , , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade