• Atletismo - Atletismo: saiba mais sobre a origem do esporte

Atletismo: saiba mais sobre a origem do esporte

Pode-se considerar o atletismo a modalidade mais antiga do mundo. Registros apontam que os gregos já praticavam esportes como corrida, lançamento de objetos e salto em altura por volta do século 14 a.c. em encontros esporádicos, que mais para frente originaram os Jogos Olímpicos.

O atletismo abrange diversas práticas que desafiam a resistência física e testam a habilidade dos praticantes por meio de movimentos básicos do ser humano: correr, caminhar, saltar, arremessar. Por isso, é tido como o “esporte base” para a criação de outras modalidades.

A modalidade abrange desde as provas de pista, saltos e lançamentos, decatlo, heptatlo, corridas em campo (cross country), corridas em montanha até marcha atlética.

Principais modalidades do atletismo

Corrida de pista

É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas.
– Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos.
– Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.
– Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.
– Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.

Além de corridas de ruas com distâncias mais curtas, que vêm se tornando cada vez mais populares e ganhando mais adeptos.

+ Confira um calendário de corridas e escolha sua próxima prova!

Corridas com obstáculos

São realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades: 100 metros (feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros (feminino e masculino).

Foto: Adobe Stock

Saltos

– Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve saltar antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.
– Salto com vara: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.

Arremessos e Lançamentos
Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior.

Brasil nas Olimpíadas

O Brasil participa dos Jogos Olímpicos desde 1920. Durante todos esses anos de participação as primeiras medalhas brasileiras no atletismo foram conquistadas nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952. Adhemar Ferreira da Silva conquistou o ouro no salto triplo masculino e José Telles Conceição o bronze no salto em altura.

Nas olimpíadas de 1956, em Melbourne, Adhemar conquistou novamente o ouro. Sua medalha foi a única do Brasil no evento. Já em 1968 foi a vez de Nelson Prudêncio levar a prata no salto triplo. Em Munique, 1972, ele também ficou com o bronze.

Com o passar dos anos o Brasil mostrou que dentro do atletismo a modalidade mais forte do país era o salto triplo. João do Pulo garantiu o bronze da modalidade em 1976 e em 1980.

Depois de longos anos sem o ouro no atletismo, Joaquim Cruz finalmente conquistou a primeira redonda dourada das pistas. A prova foi os 800 metros rasos das Olimpíadas de Los Angeles em 1984. Na outra Olimpíada, em 1988, ele foi prata.

Já em 1996, em Atlanta, o Brasil foi bronze no revezamento 4x100m com André Domingos, Arnaldo Oliveira, Edson Luciano e Robson Caetano. Os meninos brasileiros evoluíram e levaram a prata em 2000, mas com outros dois novos integrantes: Claudinei Quirino e Vicente Lenilson.

Em Atenas 2004 Vanderlei Cordeiro de Lima conquistou o bronze na Maratona, além da Medalha Barão Pierre de Coubertin, após o incidente envolvendo um padre irlandês.

Na edição de 2008, em Pequim, Maurren Maggi conquistou a medalha de ouro no salto em distância e no Rio2016 foi a vez de Thiago Braz da Silva ser medalhista de ouro no salto com vara.

Curiosidade: dia 9 de outubro é comemorado o dia do atletismo.

Comentários

Tags:, ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade