• Treinamento - Continue treinando nas férias com exercícios alternativos

Continue treinando nas férias com exercícios alternativos

As férias estão chegando e a maioria dos frequentadores de academia pensam: onde e como vou treinar? Todo praticante de exercício físico sabe que dar uma pausa considerável como, 15 ou 30 dias, não é um bom negócio, principalmente para o seu retorno aos treinos que, com certeza, será mais árduo e demorado para entrar na rotina. Pensando nisso, o professor da Smart Fit, Charles Aquino, sugeriu algumas alternativas de exercícios para fazer em casa, na praia ou ao ar livre.

Em casa
Aproveite a sala da sua casa para fazer exercícios de alongamento, abdominais, lombar e pernas. Essa é uma rotina de treino simples e proveitosa que vai te ajudar a manter a forma nas férias.

Flexão de braços – 3 séries de 15 repetições
Abdominal no solo – 3 séries de 20 repetições
Afundo com peso do corpo – 3 séries de 15 repetições
Elevação pélvica (apoiando os pés no sofá e o tronco no solo, elevar a pelve) – 3 séries de 20 repetições

Na praia
Se você estiver com amigos ou familiares, o profissional da Smart Fit recomenda 1 hora por dia jogando frescobol, futebol ou voleibol. Se estiver sozinho, uma sequência de exercícios funcionais também vai manter o seu condicionamento físico e queimar calorias:

Burpee na areia – 3 séries de 30 segundos
Polichinelo – 3 séries de 30 segundos
Agachamentos com saltos – 3 séries de 45 segundos
Afundos com saltos – 3 séries de 45 segundos
Prancha lateral – 3 séries de 1 minuto
Escalador alternado (posição de flexão de braços, trazer de maneira alternada os joelhos em direção aos cotovelos, como se estivesse correndo no mesmo lugar) – 3 séries de 1 minuto

Foto: Stasique/Fotolia

Foto: Stasique/Fotolia

“Trocar o elevador pelas escadas também é uma ótima forma de manter o corpo ativo”, recomenda o educador físico. Outra atividade muito indicada é a corrida, que pode ser feita no parque, na rua ou na praia. “Correr na praia, além de tornar o treino mais eficiente pelo fato da areia aumentar a resistência, diminui o impacto nas articulações do joelho, além de poder aproveitar a bonita vista à beira do mar”, comenta. Charles sugere corridas matinais antes do sol do meio dia, com duração de 30 a 45 minutos.

Alguns locais públicos, como parques e calçadões de praia, às vezes contam com barras fixas e paralelas para treino de musculação. São ótimas opções para continuar exercitando os membros superiores nas férias, utilizando as barras e paralelas, e também realizar treinos de abdominal.

Comentários

Tags:, , , ,
Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade