• Caminhada - Correr ou caminhar: o que emagrece mais?

Correr ou caminhar: o que emagrece mais?

Para praticar corrida a pessoa não precisa de muito, sendo necessário apenas calçar um tênis, escolher uma roupa fitness e deixar a preguiça em casa. O mesmo serve para a caminhada, que pode ser feita tanto na rua quanto nos parques espalhados pelas cidades. Mas qual dos dois exercícios ajuda mais quando o assunto é emagrecimento?

A corrida exige mais do organismo. Foto: BillionPhotos.com/Fotolia A corrida exige mais do organismo. Foto: BillionPhotos.com/Fotolia

De acordo com Ricardo Zanuto, mestre em fisiologia humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, o que determina a maior ou menor perda de gordura nas atividades é a intensidade com que são praticadas e o tempo. “Quanto mais esforço, mais calorias são queimadas, tanto na caminhada quanto na corrida. Claro que também existem as variáveis como estilo de vida, velocidade do metabolismo, alimentação, idade, genética e sexo”, afirma.

Corrida

O movimento da corrida acaba exigindo mais do corpo, e consequentemente, gasta mais calorias. “Ao correr o praticante tem a chamada fase aérea, que é o momento em que os dois pés não tocam o solo. O contato deles com o solo também é mais rápido”, diz o doutor.

Sendo assim, o praticante de corrida tende a obter resultados mais rapidamente, porém isso não é algo exato. Ricardo ainda enfatiza a importância de praticar outras atividades como a musculação e manter uma alimentação balanceada.

A caminhada para a prática de exercício físico é diferente de um passeio. Foto: Photographee.eu/Fotolia A caminhada para a prática de exercício físico é diferente de um passeio. Foto: Photographee.eu/Fotolia

Caminhada

Antes de sair andando por aí com o intuito de perder alguns quilinhos, o esportista precisa ter conhecimento de que a caminhada para a prática de exercício físico é diferente de um passeio. “Para obter resultados a pessoa precisa caminhar em um ritmo forte”, explica Ricardo.

Segundo o especialista, essa atividade exige bem menos do organismo e é indicada para iniciantes. Importante destacar também que cada pessoa deve respeitar seus limites.

Tenha moderação

Caso a pessoa fique um bom tempo sem praticar atividades físicas e esteja voltando agora, a recomendação do doutor é começar com a caminhada e aos poucos ir aumentando a intensidade e velocidade. “Quando começar a correr faça o exercício na esteira, antes de ir para a rua. Isso porque o impacto é menor, assim você consegue controlar melhor a velocidade, a inclinação”, completa.

Lembrando que antes de se exercitar é essencial fazer um check-up, buscar o acompanhamento de um profissional de educação física e se alimentar corretamente.

Este texto foi escrito por: Denise Duarte

Comentários

Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade