Na vitória de 2007, Cheruiyot beijou o chão após cruzar a linha de chegada
Foto: Leo Shibuya/ ZDL
Aos poucos a edição 2009 da Corrida Internacional de São Silvestre ganha mais nomes de peso internacional no field, como é o caso do queniano Robert Cheruiyot, que buscará o tetracampeonato dos 15 quilômetros. Ele já venceu em 2002, 2004 e 2007 e agora lutará por mais um título ao lado de compatriotas e brasileiros.
Ele ostenta diversos títulos no currículo, como o tetra da Maratona de Boston (2003, 2006, 2007 e 2008), o primeiro lugar das maratonas de Chicago (2006), Milão (2002) e o bi na Meia de Lisboa (2006 e 2009). Este ano ele também conquistou o vice-campeonato da Maratona de Nova York e o recorde pessoal na meia maratona, após vencer a prova de Lisboa em 23 de março com 1h00min05.
"É uma grande satisfação ter um atleta como o Robert Cheruiyot na prova. Ele é um tricampeão e certamente dará um brilho especial à São Silvestre", comenta Júlio Deodoro, diretor geral da competição e superintendente da Gazeta Esportiva.Net. Aos 31 anos de idade, ele já conhece muito bem o percurso e certamente é um dos favoritos ao título.
A prova deste ano reunirá pela terceira vez consecutiva 20 mil inscritos e terá os seguintes horários de largada: 15h cadeirantes e handcycle (masculino e feminino); 15h05 - outras categorias de atletas com deficiência; 16h30 - elite feminina; e 16h47 - elite masculina e demais categorias.