Bastos conseguiu superar o frio e foi o primeiro corredor a cruzar a linha de chegada
Foto: Renata S. Bastos
Numa manhã fria de domingo (12/06), em São Paulo, aconteceu a primeira etapa do Circuito Série Delta, a etapa Etiópia, que já estreou em outras três cidades do país em 2011. Cerca de três mil corredores participaram da disputa de cinco e dez quilômetros, com percursos praticamente planos.
A largada foi dada às 7h30 da manhã na Av. Lineu de Paula Machado e o maratonista Adriano Bastos, após vencer três etapas do circuito ano passado, conseguiu ganhar a prova novamente, com a marca de 31min43. Desde o início da competição, Bastos se manteve dez primeiros colocados, mas logo após o quilômetro cinco ele travou um duelo com o corredor Bruno dos Santos.
A partir do quilômetro oito, Bastos deu uma arrancada e conseguiu ultrapassar o adversário. “Na metade precisei fazer uma certa força para acompanhá-lo, mas quando pegamos um grande trecho de vento contra, o ritmo de nós dois caiu um pouco e usei a estratégia de me proteger atrás dele”, explica Adriano, que foi seguido por Bruno (31min59) e Roque Conceição (34min42).
Nos dez quilômetros feminino, a ganhadora foi Claudiane Ferreira Santos, que completou a prova em 38min42, à frente das corredoras Vivian de Oliveira e Sophya dos Santos, segunda e terceira colocadas com as marcas de 40min30 e 41min35, respectivamente. As duas próximas edições da Série Delta na capital paulista serão as etapas Marrocos e Quênia.
Já os vencedores da distância de cinco quilômetros foram: João Carlos Cardoso (15min50), Oseas dos Santos (16min16), Rafael Valente (16min33), Edeni da Silva (20min43), Cleuma Marques (20min55) e Juliana Seiler Cerize (21min56).