Cerca de 20 mil pessoas vão enfrentar os 15 quilômetros da São Silvestre justamente no último dia do ano, 31 de dezembro. O mais importante para completar a prova e alcançar o objetivo traçado é o treino correto. Porém, há algumas outras dicas que podem dar uma ajuda extra no dia da competição. A alimentação é uma delas.
O nutricionista Danilo Balu indica a ingestão normal e carboidratos nas semanas que antecedem a prova. São os carboidratos que dão energia para nosso corpo. Mas durante a preparação para a São Silvestre, o corredor certamente vai se deparar com uma farta mesa da ceia de natal e uma dúvida pode surgir: comer ou não as guloseimas natalinas?
Ainda segundo Balu, a ceia de natal está liberada desde que se coma com moderação. “Você pode comer de tudo um pouco. Duvido que já não tenha ouvido essa recomendação. Mas se quer comer o chester, o peru, o leitão e também o tender, que o faça em porções de degustação. Afinal esse é um período que geralmente reduzimos com a atividade física e corremos o grande risco de ganhar muito peso”, conta.
As bebidas alcoólicas também não devem ser esquecidas. Vale lembrar que algumas bebidas são altamente calóricas, por isso é preferível consumir bebidas não alcoólicas.
No dia da prova - Passado o natal é hora de se preocupar com a prova. De acordo com Balu, o corredor deve evitar comer muita carne um dia antes da prova para evitar a sensação de “peso” na hora da corrida. Além disso, evite o álcool para que esteja bem hidratado.
Alguns corredores também devem evitar as fibras para não correrem o risco de sentir vontade de ir ao banheiro no meio da prova. “Para os novos corredores fica a recomendação de evitar muitas folhas e mesmo cereais por dois dias antes da prova”, diz.
Para o dia da corrida o ideal é dar prioridade para os alimentos mais leves com consumo de carboidratos e sem carne. Cerca de 2h30 antes da largada faça uma última refeição. “Essa refeição seria um pequeno lanche, como uma fruta e um isotônico”, explica o nutricionista. ”No caminho da largada é importante que tenha em mãos de preferência um isotônico”, acrescenta.
Durante a prova é importante não esquecer de se hidratar. “O ideal seria tomar alguns goles de água em todos os postos, mesmo que não estiver com sede. Há um certo temor e as pessoas acabam tomando um copo inteiro a cada parada, o que não se justifica para a imensa maioria. Seja razoável, beba aquilo que o corpo e não a cabeça pede. Infelizmente não há um valor fixo a se recomendar, apenas digo que beba um pouco em todos os postos”.
Depois da prova é hora de se hidratar e recuperar o carboidrato. Para isso beba água, isotônico e belisque algo com carboidrato que provavelmente vão estar preparando para a ceia de ano-novo. Isso vai dar a energia que o corpo vai precisar nas próximas horas.