João espera terminar a temporada na primeira colocação do ranking
Foto: Tico Utiyama/ZDL
O mineiro João da Bota está confirmado para a etapa paulista do Circuito Caixa, competição que acontece neste domingo no Clube Hípico de Santo Amaro. Vencedor das etapas de Brasília e fortaleza, ele além de tentar mais um primeiro lugar, usará a disputa como preparação para o Mundial de corridas de rua, na Itália.
João não correu esta etapa ano passado e fará sua estréia em circuito de cross country. “Estou ansioso e não sei o que esperar. Também nunca tinha corrido em Fortaleza e ganhei. Agora quem sabe não consigo repetir este resultado em São Paulo”, ressalta.
Atualmente na segunda colocação do ranking brasileiro de Corridas de Rua, ele disputa a liderança com o baiano Giomar Pereira, com quem certamente travará um duelo domingo. “Um dos objetivos é pontuar no ranking. Estamos disputando ponto a ponto e um bom resultado será muito importante”.
Aos 34 anos, ele disputará em Udine (Itália) o Mundial de Corridas de Rua no dia 14 e, de acordo com seu treinador Alexandre Minardi, deve representar bem o Brasil nos 20 quilômetros. “O João é um dos melhores atletas do Cruzeiro e tenho certeza que fará uma boa corrida em ambas as competições. Essa será a segunda vez que ele participará do Mundial e o objetivo é melhorar seu tempo do ano passado, ou pelo menos ficar entre os três brasileiros mais bem colocados”.
João é natural de Grão Mogol, cidade localizada a 50 quilômetros de Montes Claros, onde começou a praticar atletismo há oito anos. Especialista em provas de 10 quilômetros a meias maratonas, ele conquistou sua melhor marca na Meia do Rio de Janeiro ano passado, ao chegar na segunda colocação. João também foi um dos integrantes da seleção brasileira na Maratona de Revezamento de Ekiden, em Chiba, no Japão, em 2005.