A queniana já havia vencido o Mundial de Udine nos 21 quilômetros
Foto: Maki Isayama/ Creative Commons 2.0
Nesta sexta-feira (18/02), a queniana Mary Keitany quebrou o recorde mundial de Meia Maratona, ao cruzar a linha de chegada em 1h05min50 na prova Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. A corredora registrou 35 segundos a menos que a melhor marca já conquistada em um trajeto de 21 quilômetros, obtida por Lornah Kiplat no Mundial de Meia Maratona em Udine, na Itália (2007).
Com a vitória na prova, Keitany leva para casa um prêmio de 25 mil dólares e embolsa mais 50 mil em moeda americana pelo atual título de recordista. Às 7h da manhã, com uma temperatura de 17°C, a meia maratonista não só demonstrava bastante tranquilidade, como também soube administrar o ritmo durante toda a disputa.
Nos primeiros oito quilômetros, Keitnay completou o trecho em 24min30, no quilômetro 15 ela registrou 46min40 e quando faltava um quilômetro para o final, a queniana já tinha um tempo recorde de 1h02min36. Apesar deste grande feito, em 2009 a corredora teve uma grande realização, ao subir ao pódio como primeira colocada no Mundial de Meia Maratona.
O segundo e terceiro lugares da Meia ficaram para as corredoras etíopes Dire Tune e Mare Dibaba, que chegaram em 1h08min52 e 1h05min57, respectivamente. No masculino, o vencedor foi Deriba Merga, com a marca de 59min25.
Agora, após o recorde, Keitnay começar os treinos com mais otimismo para a Maratona Olímpica de Londres (2012), que acontece em 17 de abril.