As provas sempre contam com participação maciça da comunidade
Foto: Luiz Doro Neto/ adorofoto
No próximo domingo a comunidade Recanto das Emas, uma das que mais cresce no Distrito Federal, receberá no próximo domingo (14) a etapa de encerramento do Circuito Popular de Corridas da Caixa. A competição terá distância de 6,2 quilômetros e terá largada às 9h no estacionamento da empresa Leeve, localizada nas quadras 104 e 105.
O Recanto das Emas tem uma população superior a 130 mil habitantes e tem uma forte tradição no atletismo, tendo inclusive obtido o título de vice-campeã do Distrito Federal na Copa da Cidade. “Essa prova é muito importante, porque dentro de Recanto das Emas também temos vários atletas de destaque, que vão poder participar de uma corrida com uma boa estrutura”, diz Evaristo da Costa, ex-atleta e professor de atletismo do Instituto Joaquim Cruz.
Evaristo foi campeão da Copa Norte/Nordeste de Atletismo, mudou-se para Brasília e passou a dar aulas de atletismo para crianças e jovens carentes, o que chamou atenção de Joaquim Cruz, medalha de ouro nos 800m na Olimpíada de Los Angeles 1984 e prata em Seul 1988 há cerca de 10 anos. Desde então, ele faz parte do Instituto Joaquim Cruz, que ajuda a promover a integração social.
Natural do Rio Grande do Norte, Evaristo terá vários de seus alunos do Recanto das Emas na prova deste domingo, como Lucas Veloso Oliveira, de 16 anos, que já possui índice para o Mundial de Atletismo Juvenil da Itália, em julho de 2009. “Eu sou pequenininho diante das dificuldades, mas com meu trabalho fico grande, porque tenho coragem”, afirma, com orgulho, o professor, que hoje tem 70 anos de idade.
A competição no Recanto das Emas encerra um circuito que teve outras duas etapas em São Paulo, nas comunidades de Heliópolis e Paraisópolis e contará coma mesma estrutura de uma grande prova. Os inscritos terão à disposição água no percurso e chegada, isotônicos, sonorização, palco para premiação, guarda-volumes, banheiros químicos, apoio médico com UTI móvel e ambulância para remoção.