90% dos corredores não fazem chek-up anual
Foto: Kristan Hutchison/Wikimedia commons
A prática de corrida de rua cresce anualmente no Brasil e cada vez mais provas são criadas para atender a demanda. Em contrapartida, o número de lesões e os riscos para a saúde também aumentam, já que de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo 90% dos corredores não fazem chek- up preventivo.
Em países da Europa e nos Estados Unidos, as principais competições exigem exames médicos durante a inscrição. "Sem dúvida, o problema é cultural brasileiro. As pessoas acham ser dinheiro desperdiçado pensar em doenças antes do 60 anos", fala o cardiologista Nabil Ghorayeb.
O médico integrante do Desafio Pharmaton acredita que está na hora dos organizadores de corridas exigirem mais ações para evitar problemas mais graves. "Ninguém quer notícias negativas. A divulgação de fatos sobre problemas de saúde ocorridos durante as provas causaria desestímulo para futuros participantes. Outros acham que falar de exames tiraria a vontade das pessoas de praticar atividades físicas", explica Nabil.
As duas equipes do Desafio Pharmaton, a MPR e a Run&Fun, obrigam a realização dos exames por mais de quatro mil alunos. A rotina é importante para que os professores tenham a noção da real condição dos atletas. "É um risco total, atividade física pode fazer muito bem, mas se mal orientada e sem exames preventivos, essa conta pode fechar de uma maneira muito complicada", informa Marcos Paulo Reis, da MPR.
Já Mario Sergio, da Run&Fun, reforçou que fazer atividades física ajuda, mas não zera o risco de aparecimento de doenças, que podem ser hereditárias. "Temos que voltar aos tempos do médico de família, aquele que te conhece assim como conhece seus familiares e sua herança genética. Só assim podemos ter mais tranquilidade para aproveitar todos os benefícios da atividade física, que são muitos", diz.
Outra sugestão de Mario Sergio é pedir às empresas que organizam corridas no Brasil a obrigação de pelo menos um exame por ano aos corredores. "Um caminho poderia ser a apresentação de um atestado válido por um ano antes da inscrição, mas o principal é continuar martelando por meio da mídia sempre a importância da avaliação e acompanhamento médico", finaliza o diretor da Run&Fun.