• Bem Estar - Coordenada pelo Sesc São Paulo, 24ª edição do Dia do Desafio acontece dia 30 de maio

Coordenada pelo Sesc São Paulo, 24ª edição do Dia do Desafio acontece dia 30 de maio

Em todo o continente americano, campanha mobiliza mais de três mil cidades que competem e somam esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportivas

A 24ª edição do Dia do Desafio acontece no dia 30 de maio (quarta-feira) em mais de três mil cidades de 15 países. Coordenado pelo Sesc São Paulo no continente americano, a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico esportivas é realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio.

Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “o Dia do Desafio reúne eixos essenciais de nossa ação institucional, como a cooperação, a promoção do lazer e o engajamento comunitário. Nesta edição, por meio de um decreto presidencial, o evento passa a fazer parte do calendário oficial do Brasil, consolidando-o como uma iniciativa que mobiliza prefeituras, instituições e pessoas comprometidas com a redução do sedentarismo e a melhoria da qualidade de vida”.

Sesc Consolação, o público pode conhecer a Maratona Aquática com a ex-atleta Poliana Okimoto, medalhista de ouro no Campeonato Mundial de 2013 | Foto: Satiro Sodre

Sesc Consolação, o público pode conhecer a Maratona Aquática com a ex-atleta Poliana Okimoto, medalhista de ouro no Campeonato Mundial de 2013 | Foto: Satiro Sodre

O evento propõe uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, vencendo aquela que conseguir mobilizar a maior porcentagem de participantes em relação ao número de habitantes. A partir deste ano, as cidades competirão entre si por três edições (de 2018 a 2020) com o objetivo de aumentar o vínculo entre elas. As duplas de cidades competidoras foram formadas durante sorteio realizado dia 07 de maio, no Sesc Jundiaí (SP). A cidade de São Paulo, por exemplo, enfrenta Caracas, capital da Venezuela, enquanto o município de Santos (SP) compete com Macapá (AP), e assim por diante. Só no Brasil, se inscreveram mais de 1.860 municípios de 19 estados.

Quantas voltas em Interlagos você consegue completar em 3 horas? Desafie-se!

As prefeituras em parceria com instituições públicas e privadas desenvolvem a programação do Dia do Desafio para que todos ocupem os espaços público para a prática de atividades físicas. O Sesc São Paulo também realizam atividades para o dia, veja só:

  • Sesc Santana promoverá aulas abertas de Yoga no Parque do Trote, de Rugby no Horto Florestal e Beisebol no Parque da Juventude. Já o Sesc São Caetano leva o Bumerangue ao Ginásio Municipal Roberto Noriaki Iamashitae o Hóquei sobre Grama ao Campo Distrital da Vila Mercedes. O Sesc Itaquera, por sua vez, apresenta os principais fundamentos e técnicas do TAG Rugby na Arena Corinthians.
  • No Sesc Osasco, o ex-capitão da seleção brasileira de rugby Fernando Portugal realiza uma vivência de Rugby e Flag, enquanto a medalhista olímpica Natália Falavigna ensina técnicas do Taekwondo.
  • O Sesc Santo Amaro traz a ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei Hélia Souza (Fofão) para uma vivência da modalidade, seguida de bate-papo sobre o livro Toque de Gênio: as histórias e os exemplos de Fofão. O Sesc Belenzinho, por sua vez, traz uma recreação dirigida de Futebol Soçaite com a participação dos ex-atletas de futebol Luizão e Aline Pellegrino.
  • No Sesc Consolação, o público pode conhecer e experimentar o esporte Maratona Aquática com a ex-atleta Poliana Okimoto, medalhista de ouro no Campeonato Mundial de 2013. Na mesma unidade, é possível praticar o Rollerski – que usa equipamentos muito parecidos aos de esqui na neve, mas com rodinhas – ao lado de Victor Santos, tricampeão do Circuito Brasileiro de Rollerski e atleta olímpico de Ski Cross Country nos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang (2018).
  • No Sesc Pompeia, o ex-jogador de futebol Zé Roberto apresenta o Mesabol, jogo semelhante ao tênis de mesa, mas que ao invés de raquetes, usa os pés. Há ainda uma vivência de tênis de mesa com Marcos Yamada no Shopping Mais Largo 13, em atividade organizada pelo Sesc Santo Amaro. E Vicente Lenilson, atual campeão brasileiro na prova dos 100 metros rasos, participa do Teste de Velocidade no Sesc Campo Limpo, onde um tapete sintético de 30 metros testa a velocidade média dos participantes por meio de sensores eletrônicos.
  • Já no Sesc 24 de Maio, os esportes de precisão, em que a atenção e a mira são fundamentais, são destaque: a programação inclui o Shuffle de Caçapa, jogo criado na Inglaterra com estratégia semelhante à do Curling, e Waboba – O Jogo, que envolve uma bola que literalmente quica na água; entre outros. A dança também marca presença nas atividades de algumas unidades: o coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus comanda a aula-show Dance Sem Parar! no Sesc Vila Mariana, enquanto o bailarino Jerônimo Bittencourt leva o Desafio de Parkour ao Sesc Parque Dom Pedro II.

Comentários

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade