• Competição - Desbravando a corrida mais bonita do mundo: 7 coisas que aprendi sobre a 21k Noronha

Desbravando a corrida mais bonita do mundo: 7 coisas que aprendi sobre a 21k Noronha

Viajar para a Ilha de Fernando de Noronha é um passeio especial e cheio de detalhes

O fim de semana foi tempo de corredores do Brasil inteiro desbravarem as belezas de Fernando de Noronha. A ilha que fica no estado de Pernambuco e conta com cerca de 2.000 habitantes, ficou pequena para os cerca de 700 atletas presentes.

O Webrun esteve lá e destaca 7 dicas para corredores usarem na próxima edição. Confira!

1. Treine no calor
Com altíssimas temperaturas, o calor ‘pega’ para quem não está acostumado. Mesmo com a brisa constante (quente também) acostume-se a sempre ficar suado. Na prova isso não muda. Neste ano, às 8h da manhã os termômetros já batiam 30ºC, mesmo com a chuva do dia anterior que aliviou um pouco.

Sendo assim, não deixe de correr algumas vezes em horários mais quentes. Dependendo da cidade que você mora, uma boa opção é fazer isso perto do almoço, por exemplo. Se não conseguir durante a semana, pegue alguns fins de semanas para não sofrer tanto com a temperatura na ‘hora H’.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

2. Ser a prova mais bonita do mundo, não a deixa mais fácil
Não deixe de colocar em sua planilha de treinamentos as subidas e descidas. É importante já que por estar em uma ilha a altimetria é grande. Você vai perceber isso logo na largada, onde começará subindo. Também não abuse e vá forte no início, já que isso pode trazer consequências ruins no fim.

Na parte de praia a areia costuma ser fofa, então cuidado, já que é bem provável que você canse mais do que o esperado e perca um pouco de tempo. Vá no seu pace e aprecie a paisagem. A prova é dura, mas se estiver bem preparado a performance vem.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

3. Aprecie a paisagem
Nós corredores sabemos o quanto é importante o pace e como queremos sempre terminar o mais rápido possível, mas pense bem: você está em Fernando de Noronha, uma prova que é tão desafiadora quanto linda, será que não vale a pena ir com calma para observar o lugar e sentir a energia de tudo que acontece ao redor?

O percurso passa por pontos de tirar o fôlego, sendo assim não faz mal parar e observar ou registrar o momento, lembrando que você sempre deve fazer isso pensando em não atrapalhar o coleguinha que vem atrás.

Ah, não se esqueça de sorrir para os fotógrafos! Eles estão espalhados pelo percurso em pontos belos, mas que nem sempre são fáceis.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

4. Faça amigos
Que Fernando de Noronha é um dos lugares mais bonitos do mundo já entendemos, certo? Parece que a beleza local faz com que todos até sejam mais simpáticos e amigáveis, então pessoas dispostas a ajudar e compartilhar dicas para a corrida não faltam, já que todo mundo quer dar dicas sobre o percurso, hidratação e até melhor ângulo de foto.

+ Quer correr em um dos lugares mais bonitos do Brasil? Inscreva-se para a Meia Maratona do Descobrimento, em Porto Seguro!

Fora isso como a ilha é relativamente pequena, é normal que você continue encontrando seus amigos corredores em diversos pontos turísticos e até fazendo passeios como mergulho, ilha tour, canoa havaiana e muitos outros, sendo assim, a turma está formada. Sotaques, paces e animação misturados.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

5. Tome cuidado para não se machucar
Uma dica que vale para antes, durante e depois da prova. Você provavelmente não irá para Noronha só correr, certo? Mas sim fazer vários passeios, mergulhar em praias paradisíacas, fazer trilhas e ver tudo que o local tem de especial. Sendo assim é preciso ter muito cuidado para não se machucar.

Se chegar antes do evento é primordial escolher bem o que fazer, para não cansar ou acabar tropeçando em alguma trilha e perder toda a preparação, sendo assim, OLHE PARA O CHÃO SEMPRE (eu precisava dessa dica). Mesmo tendo uma ótima estrutura, é fácil encontrar lugares em que um cascalho solto, ou um degrau não visto pode acabar com seu passeio, literalmente.

Durante a prova também é bom não abusar, já que o seu tão estimado tempo de prova incrível, pode sacrificar o resto dos dias e passeios, afinal a tendência é ficar um pouco dolorido com as subidas e isso pode prejudicar idas a Praia do Sancho, por exemplo, eleita a mais bonita do mundo por alguns anos, mas que conta com uma escadaria de respeito para chegar até ela.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

6. Mantenha-se hidratado
Como comentei na dica 1, Noronha está constantemente e em altas temperaturas, com isso a necessidade de beber água aumenta, até aí tudo bem, já que sabemos a importância da hidratação pré-prova, porém talvez você precise de mais do que o normal e a água é bem cara por lá.

Na maioria dos restaurantes ela custa cerca de R$ 6 a 7 e é fácil tomar os 500ml em dois goles, afinal a sede é grande. Então procure mercadinhos pela ilha e encontre garrafas de 1,5l por R$ 6, é um pouco difícil encontrar valores menores que esse, mas já vale a pena e você pode estocar no frigobar da sua pousada.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

7. Leve frutas e comidinhas indispensáveis para você

Por estar em uma ilha a variedade de produtos realmente diminui e encarece, pensando nisso alguns itens essenciais para corredores podem fazer falta. Antes de ir para a prova, faça um checklist com os principais objetos e comidinhas que você não fica sem.

+ As inscrições para a Maratona do Rio 2019 já estão abertas. Clique aqui!

A organização oferece hidratação e snacks durante a prova, sendo que os pontos são impecáveis e ficam em até um pouco menos das distâncias informadas, sendo assim você não irá sofrer na hora da corrida.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

* A editora Christina Volpe esteve na prova a convite da organização do evento.

Comentários

Tags:, , , ,
Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade