• Destaque - Documentário Breaking2, que conta tentativa da maratona sub 2h, já está disponível

Documentário Breaking2, que conta tentativa da maratona sub 2h, já está disponível

Após um ano de treinos avançados, baseados em informações científicas, três dos melhores fundistas da elite do atletismo mundial partiram para uma jornada rumo ao aparentemente inalcançável, impulsionados pela marca Nike.

O objetivo: reduzir a marca da maratona a menos de duas horas, feito inédito na história da prova. Mais de 19 milhões de pessoas de todo o mundo assistiram à corrida. Munidos de uma determinação inabalável, apoiados pela mais moderna ciência e por produtos inovadores, os atletas correram no circuito de Monza, na Itália. Na chegada, o queniano Eliud Kipchoge, de 32 anos, emocionou o mundo ao terminar a maratona apenas 25 segundos acima da marca de duas horas.

O desafio aconteceu em maio Foto: Divulgação

O desafio aconteceu em maio Foto: Divulgação

O documentário, disponibilizado ontem (21), acompanha a jornada desses três corredores de elite e suas equipes, na tentativa de atingir o inimaginável. Breaking2 revela o poder do potencial humano, e mostra o emocionante projeto que reuniu esses três superatletas – que se dedicaram totalmente à tentativa de transformar o impossível em realidade.

De testes em túneis de vento a laboratórios de corrida nos Estados Unidos, passando pelo desafio de equilibrar os treinos com o dia a dia no leste da África, o filme culmina com a emocionante corrida final na Itália e segue esses pioneiros numa jornada global para superar a marca das duas horas.

Inscreva-se para o Circuito Rios e Ruas Caixa 2017 – Etapa Centro Histórico!

Os corredores:

Eliud Kipchoge: Aos 32 anos, o queniano demonstra uma inabalável confiança, tem total controle da situação e está sempre tranquilo e relaxado.

Lelisa Desisa: Este etíope de 27 anos teve ascensão meteórica no cenário do atletismo a partir de 2010, registrando marcas inacreditavelmente rápidas. Desisa já venceu a maratona de Boston duas vezes.

Zersenay Tadese: Nascido na Eritréia, este atleta de 35 anos detém o recorde mundial da meia-maratona, com o melhor tempo da história.

Esse trio de atletas determinados se uniu a uma equipe formada pelos melhores cientistas do esporte. Juntos, eles passaram mais de um ano realizando de testes, análises de treinos, design de produtos inovadores e planejamentos diários de corridas, tudo sob medida.

Brad Wilkins, diretor da equipe Nike Explore, do Laboratório de Pesquisa Esportiva Nike, comandou o grupo de cientistas, cujo trabalho impulsionou os corredores. Wilkins e seu time buscaram todas as maneiras possíveis de otimizar o desempenho dos atletas – de testes de resistência a consolidação de dados de laboratório, para identificar a melhor estratégia para a prova.

Os três desafiantes da maratona sub 2h Foto: Divulgação

Os três desafiantes da maratona sub 2h Foto: Divulgação

O especialista Brett Kirby também foi fundamental para oferecer embasamento científico ao projeto. Com seus profundos conhecimentos sobre bioenergia humana, ele realiza pesquisas pioneiras que pretendem aprimorar o desempenho de atletas de todos os níveis. Kirby desenvolveu uma fórmula para medir e melhorar velocidade, economia de energia, capacidade de hidratação e consumo de oxigênio dos atletas – e essa fórmula é um dos pilares da empreitada inédita dos três corredores.                      

Breaking2 termina com o final da prova, no momento em que os atletas perdem por pouquíssimo a marca inferior às duas horas.

O documentário já está disponível nas plataformas digitais da National Geographic, incluindo YouTube (em 31 idiomas), Facebook, NationalGeographic.com

Confira!

 

Comentários

Tags:, , , , , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade