• Bem Estar - Faz mal para a pele correr maquiada?

Faz mal para a pele correr maquiada?

Para quem treina em academias, em grupo ou nas ruas o momento é encarado também como uma hora para socializar, por isso muitas mulheres capricham na roupa, no penteado e até mesmo na maquiagem. Mas será que o hábito de não deixar a make de lado nem na hora de correr pode fazer mal a sua pele?

Durante as atividades físicas, eliminamos o suor através de diversas partes do corpo, incluindo o rosto. É aí que a maquiagem pode se tornar uma vilã e virar um obstáculo para a transpiração natural dos poros. Em alguns casos, juntando com a oleosidade do dia a dia da pele, os cosméticos e o suor podem até ocasionar no aparecimento de cravos e espinhas. Outro problema em usar maquiagem, principalmente para quem treina ao ar livre, é quando o produto derrete no calor e acaba facilitando o acúmulo de sujeira, podendo causar alergias e irritação.

Mas se ainda assim, você não consegue desapegar da make de jeito nenhum, precisa escolher os “produtos certos”, como por exemplo, preferir os “oil free” ,  que permitem que a pele respire e que evitam o acúmulo de oleosidade e suor.

Combinar maquiagem e corrida não é o problema; o segredo é usar os produtos certos/ Foto: Fotolia

Combinar maquiagem e corrida não é o problema; o segredo é usar os produtos certos/ Foto: Fotolia

Antes da maquiagem, a dica é borrifar água termal no rosto, que contém poderosos antioxidantes e ativos como ferro, o zinco, o silício e o selênio. Além de ajudar a refrescar, a água termal também inibe a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento da pele.

Outra escolha importante é quanto à base, de acordo com dermatologista Tatiana di Perrelli, os cosméticos precisam ser fotoprotetores , ou seja, além do quesito beleza, devem ser úteis para proteger do sol e das luzes. Caso o produto não tenha essa proteção em sua fórmula, é necessário aplicar o filtro solar antes das atividades ao ar livre, e que sejam de preferência resistente  ao suor e a água.

Chama as amigas e se inscreva na WRun 2018!

“Reaplicar durante a atividade e após enxugar a face, caso esteja exposta ao sol. Também é importante sempre limpar o rosto com produtos específicos para o seu tipo de pele e indicado por seu dermatologista”, lembra Tatiana.

Quanto aos lábios, o uso do batom é liberado, mas se for possível, opte por aqueles que oferecem proteção contra os raios ultravioletas e os efeitos do ar-condicionado da academia. Se o batom ainda tiver compostos hidratantes, melhor ainda.

Se você não vive sem a máscara de cílios, escolha as que são à prova d’água para não escorrem durantes as atividades intensas e você não ficar com a pele toda borrada durante o treino.

Agora se você busca cosméticos especializados para atletas, há algumas opções no mercado como a marca Pink Cheeks, que possui uma linha de maquiagem voltada para as corredoras, com produtos que duram mais tempo sob a pele, possuem proteção solar e estão preparados para o suor dos treinos.

Ainda com todas essas opções, a dermatologista faz um alerta para quem não abre mão da maquiagem. “É importante sempre dar um descanso para a pele respirar e usar os produtos específicos para tratamento, já que usar maquiagem o tempo todo pode causar danos como o envelhecimento precoce”, afirma Tatiana.

Também é fundamental lembrar que a maquiagem é apenas um acessório e que a beleza está em você, algumas mulheres ficam tão preocupadas com a aparência a ponto de prejudicar seu desempenho no treino. Então desencana e curta a sua corrida!

 

Comentários

Tags:, , , , , , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade