Giovana Martins vence Maratona da Disney. No masculino, americano quebra hegemonia brasileira

Os primeiros dias de todos os anos são marcados por recomeços, mas para muitos corredores essas datas já vem cheias de desafios. Já que a semana de provas da Disney acontece logo no início de ano e em 2018 não foi diferente.

O Brasil sempre tem grande destaque na competição e começou a semana no lugar mais alto do pódio, com Carla Moreno e Marcelo Avelar vencendo os 5 km. O feito no masculino se repetiu nos 10 e 21 km por Marcelo. Já nos 42km a hegemonia, na categoria masculina, da primeira colocação foi quebradas depois de 14 anos.

Inscreva-se aqui para o Mountain Do Fernando de Noronha. Clique aqui!

O americano Nick Hilton venceu a prova com 2h17min52, seguido de Vanilson Neves que finalizou em 2h20min25, completando o pódio Nicholas Caprarios em 2h21min31. O campeão da última edição, Fred Costa, não completou a prova e Marcelo Avelar foi mais uma vez destaque, terminando em sétimo lugar, mesmo após vencer as outras três provas. Destaque também para o brasileiro Alisson Rocha, que terminou na quarta posição.

Vanilson foi sem expectativas, mas bem preparado. O resultado veio Foto: Silvia Cervi
Vanilson foi sem expectativas, mas bem preparado. O resultado veio Foto: Silvia Cervi

Vanilson conta que não esperava uma prova tão difícil, mas mesmo assim se manteve focado. “Estava tranquilo e confiante devido a toda a preparação, mas foi uma prova bem técnica. Estivémos em um grupo de cinco atletas até o quilômetro 12, à partir desse ponto começou a diminuir. Foi na altura da meia maratona que comecei a acreditar que poderia vencer”.

Junto a ele estava Alisson Rocha, que terminou na 4ª colocação. “Estávamos correndo lado a lado e tentando tirar a desvantagem do americano, que seguia na frente. Assumi a liderança no quilômetro 25, mas continuava complicado”.

Emoção da chegada de Vanilson Foto: Silvia Cervi/Divulgação
Emoção da chegada de Vanilson Foto: Silvia Cervi/Divulgação

“A prova tem esse aspecto de passar por dentro dos parques e é possível até se distrair, se livrando um pouco do cansaço. Mesmo assim, nesses locais o piso é totalmente diferente do concreto e as curvas acentuadas. O que também incentiva muito é o público, que está lá para te dar energia em pontos estratégicos e faz a chegada ser indescritível. Nos tratam como heróis, foi incrível”, lembra o melhor brasileiro na distância.

Feminino

O grande destaque ficou para Giovana Martins, que venceu pela terceira vez a prova em 4 anos de competição. Ela finalizou com 2h47min22. Seguida da americana Jackie Hall, 2h49min48 e da equatoriana Alicia Cevallos, com 2h50min49.

Giovana tornou-se tricampeã do evento Foto: Divulgação Disney
Giovana tornou-se tricampeã do evento Foto: Divulgação Disney

Os brasileiros haviam vencido seis das últimas sete maratonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts