Home / Conteúdo / Notícia

|http://www.webrun.com.br/h/noticias/o-atletismo---corridas/6083|http://www.webrun.com.br/h/noticias/o-atletismo---corridas/6083
Notícias


Notícias Modalidades
Curiosidades Rio de Janeiro Calendário Fotos

Por redação Webrun | 06/01/2007 - Atualizada às 16:23

O Atletismo - Corridas

  • O atletismo é composto por provas de pista Crédito: Fernanda Paradizo/ www.webrun.com.br
  • E de campo, como salto em altura Crédito: Fernanda Paradizo/ www.webrun.com.br

História - O atletismo pode ser considerado a modalidade mais antiga do mundo. Registros apontam, que os gregos já praticavam esportes como corrida, lançamento de objetos e salto em altura por volta do século 14 a.c. Essas modalidades eram praticadas em encontros esporádicos, que mais para frente originou os Jogos Olímpicos.

Dentro do atletismo são disputadas as provas de corrida, lançamento e salto. As mais famosas são as de corrida. É nessa categoria que acontece a disputa do homem mais rápido do mundo, nos 100 metros rasos. Quase todas as provas de atletismo, exceto maratona, são disputadas em estádio e a modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde a Era Moderna.

As provas de corrida, que também podem ser chamadas de provas de pista, divide-se em curta distância (100m, 200m e 400m), média distância (800m, 1500m e três mil metros) e longa distância (cinco mil metros, 10 mil metros e 42,195km). Há também as corridas com barreiras colocadas no percurso, além da marcha atlética e dos revezamentos.

Todas essas provas são realizadas na pista de atletismo dentro do estádio. Esta pista contém oito raias, cada uma com um metro e 25 centímetros de largura. No formato oval, a pista tem 400 metros de comprimento.

Brasil - Os atletas brasileiros sempre sobem ao pódio durante os Jogos Pan-americanos. Na última competição, em Santo Domingo, o Brasil ganhou 16 medalhas no atletismo. Foram cinco de ouro, cinco de prata e seis de bronze.

Nas provas de pista Hudson de Souza garantiu o ouro e Marílson Gomes o bronze dos cinco mil metros. Hudson também venceu os 1.500m. O revezamento masculino 4x100m foi ouro, assim como Vanderlei Cordeiro e Márcia Narloch, ambos na maratona.

Comentários

Publicidade

Publicidade