Home / Conteúdo / Notícia

|http://www.webrun.com.br/h/noticias/ressonancia-magnetica-resultados-diferentes-nos-joelhos/9362|http://www.webrun.com.br/h/noticias/ressonancia-magnetica-resultados-diferentes-nos-joelhos/9362
Notícias


Por Redação Webrun | 06/03/2009 - Atualizada às 15:45

Ressonância magnética: resultados diferentes nos joelhos

Nome: Adriana Reis
Idade: 36 anos
Dúvida: O resultado da ressonância magnética do joelho foi no direito (lesão osteocondral na superfície patelar - condropia grau II) em no esquerdo (discreta alteração de sianal intra-substância da cartilagem hialina de revestimento patelar relacionado a condropatia grau – I).Gostaria de saber mais sobre essas lesões e qual o tratamento?

Resposta:Adriana, a cartilagem da patela (antiga rótula) pode sofrer um processo de afilamento e alteração textural. Em adolescentes e adultos jovens isso é chamado de condromalácia, enquanto que em pessoas mais velhas, pode ser decorrente de osteoartrose.

A condromalácia patelar é classificada em quatro graus e a ressonância magnética é o melhor método de diagnóstico por imagem para avaliar as lesões da cartilagem patelar. Pelo que você escreve, no seu joelho há apenas alteração da textura da cartilagem patelar (grau I), enquanto que no joelho já há algum afilamento da espessura da cartilagem (grau II).

Estes dados devem ser correlacionados pelo seu médico com a sua história clínica e seu exame físico para serem valorizados. Sobre o tratamento, sugiro que converse melhor com seu ortopedista. Boa sorte. Um abraço.

Resposta concedida pelo médico radiologista Milton Miszputen. Graduado em radiologia pela UNIFESP/Escola Paulista de Medicina, também é membro do setor de músculo-esquelético do departamento de diagnóstico por imagem e do CETE, ambos da UNIFESP/Escola Paulista de Medicina. Contato: www.radiologiadoesporte.com.br

Comentários

Publicidade

Publicidade