• Corridas de Rua - Hérnia de disco lombar: do diagnóstico até o tratamento

Hérnia de disco lombar: do diagnóstico até o tratamento

A hérnia de disco lombar é uma condição ortopédica muito frequente que afeta os discos intervertebrais da coluna vertebral. Eles funcionam como verdadeiros amortecedores entre as vértebras e a hérnia discal extrusa, isso ocorre no momento em que seu anulo fibroso se rompe, permitindo que o conteúdo gelatinoso interno, chamado de núcleo pulposo, extravase por entre as fibras do anel externo e migre para o espaço onde se encontram as raízes nervosas.

+ Inscreva-se para Rio City Half Marathon. Clique aqui!

Isso faz com que haja uma compressão sobre as mesmas, que atravessam o espaço intervertebral, causando assim os sintomas clínicos característicos do paciente portador de hérnia discal: eventual dor lombar, normalmente associada à irradiação para os membros inferiores (chamada de ciatalgia ou irritação do nervo ciático), diminuição de força muscular destes membros e formigamento nas pernas.

No caso da lesão, o paciente deve continuar com sua rotina de exercícios de alongamento e fortalecimento musculares para a região lombar e cadeia muscular posterior no limite de sua dor, além de tomar os devidos cuidados com o posicionamento de seu corpo para levantar qualquer peso a partir do solo (pés ligeiramente abertos e próximos ao peso, joelhos flexionados, costas retas, e nunca levantar um peso maior do que sua capacidade de fazê-lo obedecendo esta postura).

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Ingressar em um programa de fortalecimento muscular, com ênfase para as regiões lombar e abdominal (CORE) é uma ótima ideia, além de sessões de fisioterapia para a melhora da dor e do condicionamento muscular.  Outra recomendação é alternar a corrida com atividades aeróbicas, como natação ou “deep running”, para a manutenção do condicionamento cardiovascular e permitir um descanso para as estruturas músculo-esqueléticas paralelas à coluna, que recebem uma carga de peso significativa com a prática da corrida.

Comentários

Tags:, , , , , ,
Dr. José Marques Neto
Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e em cinesiologia, Magna Cum Laude, pela Texas Christian University, nos Estados Unidos. Médico especialista em Medicina do Esporte pela SBME e em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pelo Instituto de Ciências Biológicas-USP e em Biomecânica da Saúde e Atividade Física pela Universidade Gama Filho. Consultor em Medicina do Esporte das revistas Contra Relógio e Women's Health, e do site Webrun. Médico do Esporte do Instituto VITA em São Paulo.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade