• Dieta - Por que o chá de hibisco é uma bebida tão benéfica ao organismo?

Por que o chá de hibisco é uma bebida tão benéfica ao organismo?

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Hoje em dia, mais do que ficar com o corpo em forma, as pessoas procuram alinhar um estilo de vida saudável a uma alimentação equilibrada, em busca de saúde e qualidade de vida. Alguns chás são ótimos aliados e têm propriedades diuréticas e termogênicas, ajudando na perda dos quilinhos extras, a desinchar e a desintoxicar o organismo.

Entre todos os benefícios para a saúde que se procura em uma bebida o chá de hibisco consegue reunir várias e por isso é uma excelente opção, que vem ganhando cada vez mais adeptos.  Por conter uma alta concentração de antocianina (pigmento da família dos flavonoides) e ser um inibidor natural da agregação plaquetária (coágulos do sangue), as vantagens trazidas pelo consumo do chá da flor são inúmeras, confira:

Protege o coração: com propriedades cardioprotetoras e vasodilatadoras, sobretudo o flavonoide antocianina, o hibisco contribui para reduzir a pressão arterial, protegendo o coração.

Propriedade termogênica: o hibisco aumenta a temperatura corporal contribuindo para o emagrecimento, e reduz a formação de novas células de gordura no organismo, consequentemente ajuda no controle dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

Corra 5km ou 10km na São Sebastião Caixa 2018!

Combate a retenção de líquidos: a quercetina, um tipo de flavonoide – composto bioativo – tem ação diurética e anti-inflamatória, por isso ajuda na eliminação de impurezas e toxinas do organismo.

Poder antioxidante: fonte rica em antioxidantes, como os flavonoides antocianinas e a quercetina, que combatem os radicais livre e evitam o envelhecimento precoce das células, protegendo-as, e também na prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) como diabetes e alguns tipos de câncer.

No mercado há diversas opções para consumir o hibisco. a WNutritional, por exemplo, comercializa o produto pronto para ser consumido, em pó para preparo feito à base do cálice da flor de hibisco ou na versão em erva desidratada. Não há contraindicações quanto ao consumo, porém é sempre bom não exagerar.

Para quem corre: recomenda-se não tomar a bebida pouco antes da prova, pois devido ao poder diurético do hibisco, o atleta pode sentir vontade de fazer com frequência, inclusive durante a corrida.  Após a prova, o consumo está liberado.

 

Comentários

Tags:, , , , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade