Login Meus Pedidos Webrun Mobile
000 itens | R$ 0,00    |   Fechar Pedido  
Notícias

Supercompensação: sua performance depende disso


Por Renato Dutra | 03/08/2006 - Atualizada às 11:51

Se você é daqueles corredores que treina duro e espera obter os melhores resultados possíveis, talvez exista um aspecto que não esteja recebendo a atenção que merece em seu programa de treinamento: recuperação. Muitos atletas simplesmente não adotam a melhor estratégia para potencializar sua recuperação dos treinos e acabam ficando estagnados, ou pior ainda, entram no temido “overtraining”, isto é, quando o corredor se lesiona ou começa a ficar gripado ou com estafa do treinamento.

Na verdade, a recuperação dos treinos é apenas uma parte do efeito desejado pelo treinamento. O que se deseja obter realmente é um processo chamado supercompensação, que corresponde à uma resposta adaptativa que ocorre em um nível acima do atual. Assim, o corredor fica mais resistente, mais tolerante ao esforço durante as provas e até mesmo se recupera melhor de treinos e provas.

Há alguns cuidados que todo corredor deve tomar para otimizar sua recuperação e por conseqüência proporcionar supercompensação em seu organismo. São eles:

1- Sono: quantos atletas não sacrificam horas de sono devido a compromissos, festas, família, etc. e continuam esperando que o treino dê um bom resultado? Não precisamos levar uma vida espartana sempre, mas se o objetivo maior for obter um resultado expressivo, então devemos melhorar e manter uma ótima qualidade de sono por pelo três meses de treinamento para uma prova específica;

2- Nível de estresse: em momentos de grande estresse (dificuldades financeiras, problemas no relacionamento, doenças na família, etc.) toda a nossa energia fica voltada para o problema em questão. Assim, o sistema imunológico fica debilitado e há uma descarga acentuada de hormônios que prejudicam a recuperação dos treinos;

3- Alimentação: vários corredores treinam duro e desperdiçam o momento ideal de fazer a reposição de seus estoques energéticos (até trinta minutos após o término de cada treino e/ou prova), além de não ingerirem alimentos com alto valor nutricional, como frutas, legumes, verduras. Pelo contrário, em geral corredores só pensam em comer carboidratos, que são importantes, mas não são suficientes para potencializar a recuperação dos treinos;

4- Periodização: sabe-se que o máximo que o organismo de um corredor competitivo suporta em termos de desgaste é uma prova a cada quarenta dias. Isso mesmo, quarenta dias! Todavia, há uma infinidade de atletas que competem todo final de semana! E ainda por cima treinam duro!!! O resultado é na melhor das hipóteses, uma estagnação da performance. É vital que se planeje a temporada de treinamento, visando atingir um ou dois ápices de forma física POR ANO!!! Infelizmente, muitos querem manter-se em treinamento pesado o ano todo e acabam pagando caro por isso: lesões, letargia, estagnação, etc.

Como podemos constatar, o desempenho na sua corrida está sendo influenciado por uma série de fatores complexos e muito importantes para serem deixados de lado. Se você estiver visando algum resultado expressivo, seja este um recorde pessoal ou uma marca a ser batida, então está na hora de pensar em melhorar o sono, desenvolver formas saudáveis de lidar com o estresse, cuidar bastante da alimentação e planejar com bastante critério seus treinos e provas. Em resumo, ótimos resultados não acontecem por acaso. Boas corridas!


Comentários: (0)  |  Comentar  |  Enviar por email  |  Imprimir  |  Comunicar Erros
publicidade

Prof. Renato Dutra

Consultor WebRun da seção Treinamento e Fisiologia do Esporte. Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela Escola Paulista de Medicina. Coordena a Clínica do Movimento do Hospital Albert Einstein. É Sócio-Treinador da Ação Total Consultoria em Qualidade.










INSCRIÇÕES ONLINE
Antes de iniciar a prática esportiva consulte um médico para realizar exames que qualifiquem o seu estado de saúde para tal.
Copyright© 2002-2010 Webrun Ltda. Proibída a cópia ou reproducão do conteúdo sem autorização prévia.