Login Meus Pedidos Webrun Mobile
000 itens | R$ 0,00    |   Fechar Pedido  

AUTOR MENSAGEM

por: Fabiana Besen
Florianópolis - SC

Ver perfil
Alimentos orgânicos são mais saudáveis?
em 18/08/09 às 19:55

Este tópico foi aberto para guardar os comentários sobre "Alimentos orgânicos são mais saudáveis? ", para ler o conteúdo na íntegra clique aqui.

por: Fabiana Besen
Florianópolis - SC

Ver perfil
em 18/08/09 às 19:55

Você deveria se informar sobre o que são os produtos denominados orgânicos. Produtos orgânicos são comercializados em feiras e supermercados. O grande diferencial de preferir os alimentos orgânicos está nas consequências para todo o sistema socioambiental, que engloba: terra, ar,água e o próprio ser humano. Essa questão de composição nutricional é muito imediadista, pode ser que seja a mesma, mas o mau que deixo de causar para terra, água, ar e para meu organismo é muito maior e de longo prazo.

por: MARKUS HALBIG
São Paulo - SP

Ver perfil
em 21/08/09 às 11:50

Tal estudo citado por ti foi tendencioso e não pode ser considerado como referência. Os alimentos orgânicos podem conter os mesmos nutrientes dos convencionais; mas e quanto ao sabor diferenciado dos mesmos, da não utilização de venenos e do respeito ao meio ambiente ? Alimentos orgânicos são sim a melhor opção para a saúde humana e preservação do meio ambiente !

por: DANILO BALU
São Paulo - SP

Ver perfil
em 21/08/09 às 16:24

Olá! Fico feliz que o artigo tenha gerado comentários. Já sabia que o tema gera controvérsias. Fabi_besen, eu sei o que são alimentos orgânicos, apenas quis destacar o fato do nome não ser o mais adequado visto que todos os alimentos são “orgânicos”. Quem produz se apropria de um nome que sabemos ser marqueteiramente interessante. A questão de ser imediatista não necessariamente é verdadeira. Os alimentos transgênicos, por exemplo, utilizam cada vez menos pesticidas. Não é o tipo de alimento que caracteriza o bem ou mal que ele faz ao ecossistema e sim a distância do consumidor e os demais processos (irrigação, trato da terra...). atribuir um certo benefício no “longo prazo” é fechar os olhos para o que sabe (ciência) e acreditar no que se quer (fé ou achismo). Quis apenas destacar como é nonsense preterir os alimentos “convencionais” ante os orgânicos. Até mais!
Danilo Balu

São Paulo - SP

Ver perfil
em 21/08/09 às 16:34

Olá Chacara_de_Organicos! Se este estudo for tendencioso e não pode ser referência, nada pode! É um estudo feito por uma entidade super séria baseado apenas em pesquisas científicas. Vejo pelo seu nick que vc já tem uma opinião antes de começar a analisar o tema, este é o perigo. Eu confesso que acreditava ainda na faculdade de Nutrição que eles fossem melhores antes de estudar a fundo o tema. Concordo com vc que o uso de agrotóxico em qtides acima das ideais pode ser um risco, mas um risco que até hj a ciência não conseguiu mostrar que existe como. Qto ao respeito ao meio ambiente, não é a forma como o alimento cresce (com ou sem agrotóxicos), e sim como ele é cultivado que define o mal que ele faz ao ecossistema. A depender dos processos, uma pequena fazenda de produção “orgânica” pode agredir mais o meio-ambiente do que uma gigante Monsanto da vida.
Até mais!
Danilo Balu

por: CARLOS L. R. MOURA
Feira de Santana - BA

Ver perfil
em 01/06/11 às 01:37

Danilo,

Me preocupa você dizer que estudou a fundo sobre orgânicos.
seus comentários não ilustram isso.
Seu artigo é ruim e sua defesa pior ainda.

Moura

São Paulo - SP

Ver perfil
em 07/07/11 às 11:54

Danilo,

Me preocupa você dizer que estudou a fundo sobre orgânicos.
seus comentários não ilustram isso.
Seu artigo é ruim e sua defesa pior ainda.

Moura

Citando Calmoura, em 01/06/11 às 01:37
Moura, não estudei nem superficialmente nem a fundo orgânicos, apenas acompanho quem estuda. Não há qq estudo que indique vantagem alguma desse tipo de produção. Só isso. Achar por achar ou por acreditar não é ciência.
Saudações,
Danilo Balu

por: CARLOS L. R. MOURA
Feira de Santana - BA

Ver perfil
em 08/07/11 às 10:10

Danilo,

Acho ainda que continua longe de conhecer o assunto "Orgânicos".
A diferença de preços não é a citada.
A composição de nutrientes é similar.
O sabor é a meu ver bem superior, mas isso é relativo.
O ponto principal é se você está se envenenando ou não.
Consumir produtos que recebem cargas abusivas de pesticidas extremamentes nocivos quando se tem opções mais saudaveis é vacilo.
Trabalho no campo e vejo claramente como produzimos nesse pais nossos alimentos. Utilizamos aqui produtos legalizados que foram banidos na Europa há muito tempoe ainda o contrabando de pesticida via Paraguiai é gigante.
A situação é grave, o problema é de saude e não de nutrição.

São Paulo - SP

Ver perfil
em 18/07/11 às 18:30

Danilo,

Acho ainda que continua longe de conhecer o assunto "Orgânicos".
A diferença de preços não é a citada.
A composição de nutrientes é similar.
O sabor é a meu ver bem superior, mas isso é relativo.
O ponto principal é se você está se envenenando ou não.
Consumir produtos que recebem cargas abusivas de pesticidas extremamentes nocivos quando se tem opções mais saudaveis é vacilo.
Trabalho no campo e vejo claramente como produzimos nesse pais nossos alimentos. Utilizamos aqui produtos legalizados que foram banidos na Europa há muito tempoe ainda o contrabando de pesticida via Paraguiai é gigante.
A situação é grave, o problema é de saude e não de nutrição.

Citando Calmoura, em 08/07/11 às 10:10
Oi Carlos!
É uma lenda que os produtos orgânicos são mais saudáveis. Não é justo comparar o melhor do produto orgânico com produtos convencionais produzidos à margem da lei, com desrespeito na utilização de agrotóxicos. Não estou defendendo ou criticando o produto orgânico brasileiro em especial. Se a legislação daqui é capenga, o pto é outro. Mas vale lembrar que a legislação e controle é tão capenga nas tradicionais qto nas orgânicas.
Fica aqui um artigo (em inglês) interessante sobre esse mito:
http://blogs.scientificamerican.com/science-sushi/2011/07/18/mythbusting-101-organic-farming-conventional-agriculture/?WT.mc_id=SA_facebook
Até mais!

"As opiniões contidas neste Fórum não representam, necessariamente, as políticas e opiniões do Webrun. Os fatos e argumentos contidos neste Fórum são responsabilidade dos respectivos autores"

INSCRIÇÕES ONLINE
Antes de iniciar a prática esportiva consulte um médico para realizar exames que qualifiquem o seu estado de saúde para tal.
Copyright© 2002-2012 Webrun Ltda. Proibída a cópia ou reproducão do conteúdo sem autorização prévia.