Login Meus Pedidos Webrun Mobile
000 itens | R$ 0,00    |   Fechar Pedido  
Notícias

Existe alimento proibido para uma dieta saudável?


Por Prof. Danilo Balu | 20/04/2009 - Atualizada às 07:20

De tempos em tempos surgem no noticiário e nas revistas de saúde reportagens com pesquisas que sugerem a descoberta de efeitos quase milagrosos de algum determinado alimento em nossa saúde. Não precisamos pesquisar muito. Basta recorrer à nossa memória e lembrar como alguns alimentos já passaram do uso comum para opções que não devem faltar à mesa assim como há também vilões sazonais que foram condenados após outras pesquisas e hoje são evitados a todo custo.

Talvez os vilões mais conhecidos que foram redimidos e reincorporados à alimentação sejam mesmo o Ovo e a Manteiga. E quando a Manteiga foi condenada ela gerou uma nova solução que era a Gordura Trans (na forma de Margarina), hoje a mais nova vilã. Quanto tempo vai demorar para ela ser redimida? Não acredito sequer que ela seja redimida, pois ela terá que ser reinventada para voltar a ser consumida de modo seguro.

O problema de algumas pesquisas é que ainda há a insistência de alguns de tratar os alimentos e seus resultados em nossa saúde como algo isolado. Há casos de populações e grupos na Itália com pessoas que tinham hábitos alimentares condenáveis e viviam muito mais do que a média. Por outro lado algumas dietas como a Mediterrânea já tentaram ser empurradas a nós como uma solução e mesmo a seguindo fielmente, ela parece não ser necessariamente infalível.

O espanhol ainda tem o hábito da “siesta” que nada tem a ver com nutrição, mas não deixa de interferir na saúde do povo. Um grupo pode consumir mais peixe do que a média, mas tem muitos outros hábitos quando não estão à mesa e que corresponde à maior parte do dia.

Aos que me perguntam eu costumo dizer que não existem alimentos proibidos ou tão fundamentais assim já que os nutrientes você acha em diversas fontes. Diferentemente das pesquisas com ratos, as pesquisas quando envolvem humanos sofrem tantas interferências do meio externo que fica difícil saber exatamente onde entra o efeito de determinado nutriente (vitaminas ou minerais) e onde entra o peso dos hábitos pessoais.

Sendo assim a cada vez que pesquisadores mostram que pessoas que consomem X gramas de um determinado alimento vivem mais, é improvável que consumi-lo religiosamente tenha necessariamente os mesmos benefícios na sua saúde, até porque muitas vezes aquele que consome mais frutas também é muito mais preocupado com a saúde se exercitando e cuidando mais do corpo. Ou seja, o indivíduo não apenas consome mais algumas vitaminas e minerais, mas também em todas as outras escolhas ao longo do dia, ele opta pela opção mais saudável. Você está disposto a isso, ou quer apenas uma receita de bolo?

Pare e pense: se para toda recomendação que você ver publicada, você for seguir a risca, sua compra vai ser muito exótica e você vai ter que comer uma infinidade de alimentos diferentes durante a semana carregando tudo em uma lancheira. Mas a regra de uma dieta variada e hábitos saudáveis, não importa o tempo que passe, continua sempre super atual. Ou seja, antes de refazer toda sua rotina quando lê algo de novo nos jornais, procure tornar cada vez mais natural e rotineiro os hábitos saudáveis e não alimentos chaves que amanhã podem perder parte da mística.

E para tanto, você já está mais do que familiarizado com o que é melhor para o seu corpo. E se ainda não sabe tudo, continue a ler mais e se informar sempre tal como fez hoje!

Prof. Danilo Balu


Consultor Webrun da seção nutrição. Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e também graduado em Nutrição (USP). Mais no blog: www.baluzao.com

publicidade








INSCRIÇÕES ONLINE

Antes de iniciar a prática esportiva consulte um médico para realizar exames que qualifiquem o seu estado de saúde para tal.
Copyright© 2002-2012 Webrun Ltda. Proibída a cópia ou reproducão do conteúdo sem autorização prévia.