Login Meus Pedidos Webrun Mobile
000 itens | R$ 0,00    |   Fechar Pedido  
Dicas de treinamento

Treinar em ritmos progressivos ou ritmos constantes?


Por André Vazquez | 18/09/2007 - Atualizada às 15:03

Treinar em progressão nos dá enormes vantagens fisiológicas e psicológicas. Muitos treinadores aplicam esse método em seus treinamentos, mas também há muitos que preferem o ritmo constante.

O método progressivo se baseia no treinamento natural, onde o protagonista é o próprio corredor, que é tratado como pessoa e não como uma máquina. É a forma mais segura, fácil, agradecida e menos dolorosa e arriscada de melhorar a potencia aeróbica e anaeróbica. Na parte fisiológica, permite assimilar melhor os treinamentos, supõe uma menor carga articular e muscular; o fígado trabalha menos e melhor (portanto com uma recuperação mais rápida e efetiva); cardiovascularmente se trabalha de forma muito progressiva e se produzem menos resíduos tóxicos nos músculos.

Já no psicológico, torna mais fácil e ameno o treinamento; sofre-se menos e pelo fato de terminar-se mais forte, o atleta termina reforçado psicologicamente. Como a mente tem memória seletiva, ela fica com a parte final do treino. O subconsciente interioriza os últimos ritmos, o que torna o atleta mais seguro e confiante para enfrentar a competição e para afrontar seus objetivos.

O melhor de tudo é que treinando dessa forma, as séries ou intervalados, são mais divertidos e nunca se fazem extremamente duros. Treinar a ritmos constantes é muito difícil quando se requer melhorar a potencia aeróbica (ritmos controlados e intervalados longos), pois supõe certos riscos, um maior desgaste psicológico e um maior sofrimento. Só os corredores mais experientes e que melhor se conhecem são capazes de fazê-lo bem. São treinamentos mais próprios de corredores de elite. E mesmo assim, em muitas ocasiões se enganam e isso os obriga a sofrer muito. Este tipo de treinamento é mais útil para trabalhar a capacidade aeróbica (rodagens normais e longos), com treinamentos lentos ou treinamentos longos, de mais de duas horas.

Como exemplo de treinamento intervalado progressivo, poderíamos falar de seis séries de mil metros onde os tempos seriam de 3min3seg/ 3min32seg/ 3min29seg/ 3min26seg/ 3min22 e 3min19seg, com intervalo de dois minutos andando. Como exemplo de treinamento intervalado com ritmo constante, poderíamos falar das mesmas seis séries de mil metros, onde todos os tempos seriam de 3min25seg, com o mesmo intervalo.

Podemos observar que em ambos treinamentos, a média dos tempos é praticamente a mesma, porém, no primeiro exemplo, o atleta começa num ritmo mais confortável, dando condições ao organismo de se adaptar e termina num ritmo mais forte, com as vantagens fisiológicas e psicológicas que mencionamos acima.

André Vazquez


Consultor Webrun da seção Ultramaratona. É graduado em Educação Física e Mestre em Psicologia do Esporte pela Universidade de Madri. Recordista continental de ultramaratona de 48 horas com 357,2 km (Phoenix), nono colocado no ranking mundial de ultramaratona de 48 horas (2000) e em 1997 foi o recordista mundial de quantidade de maratonas feitas em um ano. Ao todo foram 51 maratonas.

publicidade








INSCRIÇÕES ONLINE

Antes de iniciar a prática esportiva consulte um médico para realizar exames que qualifiquem o seu estado de saúde para tal.
Copyright© 2002-2012 Webrun Ltda. Proibída a cópia ou reproducão do conteúdo sem autorização prévia.