• Corridas de Rua - Você usa sua intuição na hora de correr?

Você usa sua intuição na hora de correr?

Você já deve ter passado por uma situação em que os pensamentos fluem no campo do otimismo e, de repente, você é tomado por uma intuição negativa. Aquela prova que seria tranquila, pode ser a mais difícil experimentada até agora.

Porém, estou aqui para dizer como a intuição pode ajudar na sua corrida.

A origem da palavra intuição está no latim intueri e significa considerar, ver anteriormente. Reconhecemos esta ao ter uma inspiração, um pressentimento. A intuição pode ser muito útil, não apenas em nossa vida pessoal, mas também esportiva de corredor, tornando-se uma excelente ferramenta na qualidade de suas decisões.

A intuição começa com o nosso processo de tomada de decisão, isto é, ultrapassar um concorrente na hora certa sem conseguir explicar o motivo. A próxima questão trata de um ponto que foge do controle e fica bem próxima de um sobrenatural. Por último, a capacidade de intuir o que os outros pensam e sentem.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Para a intuição ser uma aliada em treinos ou provas, não podemos esquecer quatro fatores fundamentais. O primeiro é tentar equilibrar razão e emoção. Se seu lado racional é mais forte, saiba que nosso cérebro tem pequena capacidade de processamento de informações, ou seja, ele não consegue lidar com tantas opções de respostas ou atitudes. A atenção só piora quando se aumenta a quantidade de informações disponíveis.

+ Inscreva-se para a Amazing Runs Ilha do Mel. Clique aqui!

O segundo motivo está relacionado com o peso que o pensamento consciente dá aos critérios de escolha. Às vezes, tentamos racionalizar muito nossas atitudes, dando mais valor para aquilo que conseguimos traduzir em palavras. É nessa hora que deixar a intuição agir pode ser melhor. Isso porque nossa intuição é comandada pelo inconsciente.

O terceiro fator é o poder da intuição, de decodificar o que outras pessoas estão sentindo ou pensando. Expressões faciais já entregam para o treinador ou para seu concorrente o que realmente está acontecendo. O dia que você conseguir decodificar sentimentos alheios, seus resultados serão bem melhores e uma habilidade fantástica te coloca em outro patamar. Não é apenas o nosso rosto que entrega alguma situação de fadiga, apreensão ou nervosismo. O corpo fala.

Por último, acredite se quiser: prever o futuro.

Acreditar que aumentar ou diminuir o seu ritmo em uma prova pode ser uma boa escolha, é fundamental. Nesse caso, a intuição assume um lado, digamos, anômalo, não sendo possível ter uma explicação lógica. Estudos mostram que todos nós temos um quê de vidente. Vejam só os operadores em bolsa de valores, eles conseguem fortunas em função das decisões tomadas. Nós, corredores, também podemos usufruir destas estratégias.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Ao nos aproximar de nós mesmos, estamos trilhando o caminho do autoconhecimento, nos tornando mais conscientes, nos sentimos seguros e confiantes em nossa própria opinião, auxiliando no desenvolvimento de novas relações com tudo que nos cerca. Potencializamos nossa autoconfiança e sentimos segurança para confiar e aumentar a qualidade das  nossas capacidades.

Procure acalmar a mente e trilhar o caminho do autoconhecimento. Estimule a intuição através da corrida, fique atento aos sinais e pressentimentos. Esta ação beneficiará você e outras pessoas que fazem parte de sua vida neste mundo da corrida.

Espero que esta coluna faça você pensar um pouco mais e deixar seu sexto sentido te ajudar.

Bons treinos!

Comentários

Tags:, , , , ,
Aulus Sellmer
Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP) com especialização em treinamento desportivo pela USP, marketing esportivo pela UCLA Berkeley EUA e administração esportiva pela FGV-SP. Atualmente é pos graduado no curso MBA Qualidade de Vida em Gestão Corporativa pela Universidade São Camilo; pos graduando no curso Fisiologia aplicada à clínica pela UNIFESP; proprietário da assessoria esportiva 4any1, colaborador da Rádio Eldorado FM 107,3 e revista Contra Relógio.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade

NEWSLETTER