São esperados vinte mil atletas na Maratona
Foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br
Depois do lançamento oficial nesta quinta-feira (01/04), expectativa e ansiedade marcam os atletas até a Maratona Internacional de São Paulo em dois de maio. A organização anunciou diversas estratégias para tornar a prova mais rápida, como a mudança no trajeto retirando o trecho na USP, a utilização dos chamados “coelhos” para acelerar o ritmo e a presença de grandes corredores estrangeiros.
Com isso, espera-se uma quebra do recorde de 2h11min, de Vanderlei Cordeiro de Lima obtido em 2002, para 2h09min. “O novo percurso vai favorecer nos tempos, pois o trajeto é mais plano”, explica Thadeus Kassabian, organizador. Já existe uma lista de 12 fundistas internacionais com tempos abaixo do recorde da prova confirmados no evento. Os nomes, porém, serão divulgados somente na semana que vem. “Não queremos excitar muito os atletas nacionais”, revela Kassabian.
No entanto, a excitação entre os brasileiros já existe e, para alguns deles, a presença desses profissionais de ponta é que poderá ser decisiva para a conquista de melhores tempos. Para o treinador Diamantino dos Santos, ex-atleta, a mudança no percurso não será a maior influência na marcas dos atletas. “Olha, se eles trouxerem pessoas que correm como estão prometendo e, além disso, com a nova premiação, deve baixar o tempo sim”, analisa. De acordo com ele, a subida dentro da USP realmente quebrava demais o ritmo, mas fatores como a temperatura influenciam muito. “Os tempos vão cair muito, ou muito pouco porque o horário da largada também faz muita diferença”.
Marizete Rezende, que é atleta e esposa de Diamantino, discorda e acredita que a alteração foi decisiva. “Com certeza vai melhorar porque aquela parte, junto com os túneis, era a parte mais difícil”, afirma. Maria Zeferina também percebe a mudança positivamente. “Creio que sim, agora no trecho mais plano vai ter como nós atletas corrermos mais rápido”, diz. Mas ela acrescentou que a disputa com as fundistas internacionais fará diferença. “Eles correm rápido e isso pode ajudar na quebra de recordes”, completa.
José Teles, que busca o bicampeonato, observa que a mudança vai favorecer nos resultados, mas tem dúvida se alguém vai bater o recorde. “Acho que o Vanderlei estava num dia inspirado porque não é impossível, mas é difícil baixar aquele tempo”. Ele não disputa a competição desde 2005 e, este ano, direcionou todos os treinos com foco na preparação para a Maratona de São Paulo.
Vasco Arroyo, diretor técnico da prova, faz uma análise geral. “É um conjunto. Se estivermos com uma temperatura amena, obviamente teremos um dia bom para todos. A tentativa é eliminar os obstáculos possíveis para permitir que os atletas corram bem”. Sobre o adiantamento da largada ele foi categórico. “Antes das 9h é algo impossível, pois temos a Rede Globo transmitindo. Por um lado isso é ruim, mas também é bom, pois há uma visibilidade para os corredores, eles começam a ser vistos”, finaliza.
Os atletas Diamantino dos Santos, José Teles, Marizete Rezende, Maria Zeferina, Márcia Narloch, Adriano Bastos, Fernando Aranha e Jaciel Paulino receberam uma homenagem da organização da prova durante o lançamento, que contou, ainda, com a presença de Walter Feldman, secretário de Esportes da cidade de São Paulo. Esta quinta-feira (01/04) foi o último dia de Feldman no comando da pasta.