Célio Falcão foi o campeão da prova em 2009
Foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br
Punta Del Este, a 130 km de Montevidéu, é um dos mais importante balneários da América do Sul
Foto: Gustavo Kunst/ Licença de documentação livre GNU
Comemorando o aniversário de 2.500 anos desde que surgiu a lenda do soldado grego que percorreu 42 quilômetros, a cidade uruguaia de Punta Del Este organiza uma maratona no próximo dia 5 de setembro. O percurso acontece na Rambla Williman (Playa Mansa), e a largada será às oito horas.
Uma novidade deste ano será o percurso de meia maratona, além dos dez quilômetros para os atletas que preferirem não se arriscar. Mas o importante é que todos têm cartões postais da cidade, como as largas avenidas da orla, o monumento ‘La Mano’ na Praia Brava, o Cassino Conrad, a Ponte Ondulada e a região portuária.
48 horas após abertas as inscrições, atletas brasileiros, argentinos, chilenos e até um australiano já se pré-inscreveram, totalizando 120 corredores. Atletas uruguaios e estrangeiros podem se inscrever na prova pelo site
www.maratondepuntadeleste.com.uy
A Maratona gregaA lenda da maratona conta a proeza do soldado grego Filípedes, que percorreu 42 quilômetros da planície de Marathónas até Atenas, na Grécia, para avisar a cidade que a batalha contra os persas tinha acabado e que os gregos haviam vencido. Segundo a lenda, Filípedes consegui dizer apenas ‘vencemos’ antes de cair morto.
A prova da maratona olímpica surgiu em 1896 nos primeiros Jogos Olímpicos da Modernidade como uma homenagem ao soldado. Nela os atletas correm a mesma distância de 42 quilômetros percorrida por Filipedes. Em 1908, para que a família real britânica pudesse assistir à largada e chegada da prova do jardim do Palácio de Windsor, a distância foi alterada para 42,195 quilômetros, e permanece assim até hoje.