• Treinamento - Já ouviu falar do overtraining? Saiba como evitar!

Já ouviu falar do overtraining? Saiba como evitar!

Especialista aponta maneiras para prevenir o desgaste físico e manter uma boa rotina de treino

Independente da modalidade praticada, exercícios físicos demandam muita disciplina e persistência, afinal, busca-se a superação dos limites do próprio corpo. No entanto, apesar do esforço, a prática esportiva também exige cautela a longo prazo.

De acordo com o ortopedista e fundador da SOU Dr.º Pedro Baches Jorge, para obter bons resultados com as atividades físicas é necessário evitar o “overtraining”, palavra em inglês que significa sobrecarga, que pode afetar negativamente o sistema nervoso e metabólico. “Em alguns casos, a prática pode causar falta de apetite, irritabilidade e até problemas para dormir”, explica.

Imagem: AdobeStock

Imagem: AdobeStock

Pensando nisso, o profissional dá dicas de como evitar o overtraining e manter uma rotina saudável de atividades físicas:

Volume de treino adequado

Estabelecer uma rotina de volume de exercícios não é uma tarefa simples, principalmente para quem está começando. É necessário levar em consideração seus limites aos movimentos, repetições e tempo de prática. “Fazer além do que o corpo pode suportar é prejudicial à saúde, podendo causar dores e descolamentos nos músculos. Além disso, o resultado acaba não sendo efetivo como o desejado”, comenta.

Alimente-se corretamente

Parte fundamental da prática de atividades físicas e do desenvolvimento muscular, a dieta equilibrada regula os níveis hormonais e é fonte de energia para os exercícios. Portanto, é importante alimentar-se a cada duas ou três horas e antes dos treinos, não pulando nenhuma refeição. Além disso, é indispensável beber muita água durante o dia, principalmente antes e depois das atividades.

Participe da Athenas 15k SP!

Repouso é a chave

O descanso também é essencial para evitar o overtraining. “Para que os exercícios tenham resultados, o repouso é indispensável, por isso, é recomendado dormir em média sete horas por noite. Além disso, é bom que exista pelo menos um dia de folga entre os dias de atividades”, completa.

Comentários

Tags:, , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade

NEWSLETTER