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Quando usar gelo ou compressa de água quente?

A ação de cada método é bem diferente uma da outra

O uso de compressas de gelo ou quentes em lesões é muito comum. Normalmente, quando uma pessoa sofre um trauma, como uma batida ou torção, recorre a um desses métodos para amenizar a dor e evitar inchaços e inflamações.

Embora sejam ótimos analgésicos locais, muita gente não sabe qual das duas formas é a ideal para cada tipo de lesão. E fazer a escolha certa é fundamental para a eficácia do tratamento, afirma o Coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Luiz Fernando Cocco.

Quando usar o gelo?

Foto: Andrey Popov/ Fotolia

O gelo é um anti-inflamatório natural por isso, é indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Acidentes que possam causar edemas ou hematomas, como pancadas e torções devem ser tratados com gelo. A temperatura fria contrai e diminui o fluxo de fluidos, explica o ortopedista. O gelo também age como analgésico, por isso, é bastante utilizado em esportes de impacto.

A compressa fria deve ser utilizada, preferencialmente, três vezes ao dia durante, aproximadamente, 20 minutos. É importante também não deixá-la parada no mesmo local por mais de um minuto para não causar queimaduras locais, ensina o Dr. Cocco.

Além disso, ele lembra que o gelo deve ser usado com moderação nas extremidades, como dedos, nariz ou próximos a trajetos nervosos superficiais, como face interna do cotovelo ou externa dos joelhos, pois a temperatura baixa pode agredir as estruturas nervosas do local.

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Quando usar compressa quente?

A compressa quente age no corpo como um relaxante muscular, por isso, é indicada quando a pessoa tem tensões musculares esporádicas como, por exemplo, torcicolos de causa não traumática ou fadiga muscular na região da lombar.

O calor é um potente vasodilatador, o que causa o aumento da vascularização e oxigenação da musculatura, orienta o especialista. É importante lembrar que a compressa não pode ser usada por um tempo excessivo, para que não ocorram queimaduras, ou em regiões do corpo que são menos aquecidas, como o rosto, ou o dorso das mãos e pés.

O ortopedista também alerta que para hemorragias e hematomas a compressão também deve ser evitada, pois a vasodilatação pode até aumentar o risco de sangramento.

Foto: Goir/ Fotolia

A compressa de água quente aumenta a oxigenação nos músculos/ Foto: Fotolia

 

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Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
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