• Nutrição - Entenda por que o queijo cottage é o preferido dos atletas e de quem quer manter a forma

Entenda por que o queijo cottage é o preferido dos atletas e de quem quer manter a forma

Rico em proteínas, este queijo versátil pode substituir o requeijão e o cream cheese em várias receitas, para quem busca uma dieta com poucas gorduras  

Branquinho, leve e fresco. Assim é o queijo cottage, originário da Inglaterra e, sem dúvida alguma, o preferido por quem precisa consumir muita proteína, porém sem ingestão de grande quantidade de calorias. O que pouca gente sabe é que a utilização desse queijo pode ir muito além do café da manhã ou dos lanches intermediários. “O cottage é ótimo para uso culinário, substituindo bem nas receitas o requeijão e o cream cheese”, explica Juliana Abreu, nutricionista da Tirolez.

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

O queijo Cottage é um queijo fresco com sabor suave e levemente ácido.  Sua massa tem textura macia e, similar a uma coalhada, com aparência lisa e brilhante. No seu processo produtivo, após coagulação do leite, é feito o corte e a mexedura, seguido do aquecimento e lavagem da massa, até obtenção de grãos soltos. Em paralelo, é preparado o dressing, “creme” que é misturado à massa posteriormente. Da categoria dos queijos frescos, é considerado um dos mais magros e saudáveis”, explica Juliana.

A nutricionista destaca que, por possuir baixo teor de gordura e alto valor proteico, o cottage se tornou um dos queijos mais consumidos do Brasil por atletas e pessoas que desejam manter a forma e buscam uma alimentação mais saudável. “Por suas qualidades nutricionais, promove a saciedade, facilita o ganho de massa muscular e a perda de peso”, afirma. Por isso, é um dos preferidos no pós-treino e também muito indicado por nutricionistas para quem está em dieta de emagrecimento, quer manter a forma ou ter uma alimentação equilibrada.

“O cottage ainda é fonte de vitaminas do complexo B e minerais como zinco, selênio e potássio, importantes para o bom funcionamento do organismo”, diz a nutricionista, sugerindo uma deliciosa receita de sobremesa preparada com o queijo: Panna Cotta de Cottage com frutas vermelhas, uma receita italiana clássica que, preparada com queijo no lugar do creme de leite, fica com uma consistência mais aerada e ainda mais saborosa, pois o sabor levemente salgadinho do cottage contrasta bem com o sabor doce da geleia de frutas. Além disso, a receita fica mais proteica e com baixo teor de gordura.

Confira como fazer Panna Cotta de Cottage e Frutas Vermelhas

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Ingredientes

400g de queijo Cottage

400g  de leite desnatado 

10g (um pacote) de gelatina incolor em pó ou em folhas

1 colher de sopa de essência de baunilha

1 colher de chá do adoçante sucralose (podendo substituir por 3 colheres de sopa de açúcar)

1 pote de geleia de frutas vermelhas de sua marca preferida

Modo de preparo

·         Bata no liquidificador o queijo Cottage Tirolez e o leite desnatado.

·         Acrescente a baunilha e o açúcar e bata novamente até atingir uma consistência uniforme

·         Dissolva a gelatina em um pouco de água fervente, conforme as instruções da embalagem. Acrescente a gelatina derretida à mistura e bata rapidamente

·         Despeje a mistura em potinhos ou taças e leve à geladeira, até atingir consistência de flan (cerca de 2 horas);

·         Na hora de servir, acrescente a geleia de frutas. Caso seja uma geleia muito espessa, acrescente o suco de meio limão espremido e misture com um garfo, para amolecer.

Nível de dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 5 minutos, mais 2 horas na geladeira

Número de porções: 6 porções de 130 ml cada

Comentários

Tags:, , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade