Saiba como aproveitar a festa junina sem sair da dieta

Maçã do amor, cocada, cachorro-quente e paçoca são algumas das tentações encontradas nas festas juninas. É fato que manter a dieta saudável durante esses arraiás não é fácil até mesmo para os esportistas. De acordo com a nutricionista Julia Vasconcellos, o bolo de milho e a maçã do amor contêm muito açúcar. Já o salsichão e o cachorro-quente são “vilões” pelo excesso de gordura.

Quer um lanche gostoso e saudável? Vá de pipoca!

Manter a dieta saudável durante as festas juninas não é fácil até mesmo para os esportistas. Foto: Carla Nichiata/Fotolia Manter a dieta saudável durante as festas juninas não é fácil até mesmo para os esportistas. Foto: Carla Nichiata/Fotolia

Então, o que precisa ser feito para manter a alimentação balanceada também nessa época do ano? “Uma dica é não ir para a festa junina com muita fome. Faça um lanche leve antes para não chegar morrendo de fome e atacar tudo desesperadamente. Pense no que você gosta mais e só coma o que realmente valer a pena”, orienta Julia. Além disso, é importante lembrar que a atividade física é sempre uma boa aliada da dieta.

A boa notícia é que aquela escapadinha para comer algumas besteiras está liberada. Neste caso, a especialista orienta o consumo dos alimentos menos calóricos: espiga de milho, pipoca, paçoca, quentão, e um pequeno pedaço de cocada e de pé de moleque. Lembrando que o ideal é escolher no máximo duas dessas opções.

“Caso você exagere nos alimentos calóricos, volte à dieta saudável na refeição seguinte ou no dia seguinte. Assim você não vai agredir o seu organismo engordando e emagrecendo como no chamado efeito sanfona”, diz Julia.

Cuidado: a maçã do amor contém muito açúcar! Foto: Michelle Dennis/stock.xchng Cuidado: a maçã do amor contém muito açúcar! Foto: Michelle Dennis/stock.xchng

Comidinhas típicas de festa junina
Já para aqueles que querem controlar ainda mais a alimentação, a nutricionista Fernanda Caldas separou alguns alimentos e o valor calórico de cada um deles.

Espiga de milho uma unidade equivale a 140 calorias.
Pipoca salgada sem manteiga um saco pequeno equivale a 112 calorias
Bolo de milho – uma fatia grande equivale a 365 calorias
Salsichão – uma unidade equivale a 445 calorias
Cachorro-quente – uma unidade equivale a 330 calorias
Canjica – uma xícara de chá equivale a 250 calorias
Cocada – uma unidade pequena equivale a 139 calorias
Paçoca – uma unidade equivale a 104 calorias
Pé de moleque – uma unidade pequena equivale a 115 calorias
Maçã do amor – uma unidade equivale a 361 calorias
Quentão – um copo de 200 mililitros equivale a 178 calorias

Receitas saudáveis
E que tal fazer a sua própria festa junina saudável? A dona do blog Vida Saudável, Niki Verdot, apresenta três receitas simples para manter a dieta e mesmo assim ter pratos deliciosos no seu arraial.

ESPETINHO DOCE COM BRIGADEIRO FIT

Ingredientes:
– 2 xícaras de biomassa de banana verde;
– 1/2 de xícara de leite de coco ou leite de amêndoas;
– 2/3 de xícara de cacau 70% (em pó ou derretido);
– Raspas de chocolate 70% cacau para enrolar.

Modo de preparo:
Colocar uvas ou morangos em espetos de churrasco e acomodá-los em um prato untado com óleo de coco. Misturar todos os ingredientes em uma panela com fogo médio até chegar ao ponto. Banhar os espetos com o brigadeiro fit e escorrer o excesso. Polvilhar raspas de chocolate 70% cacau, se desejar. Espere o chocolate secar e sirva-os gelados.

Essa receita do bolo de milho light rende 16 porções. Foto: Rogerio Neves/Flickr Essa receita do bolo de milho light rende 16 porções. Foto: Rogerio Neves/Flickr

BOLO DE MILHO LIGHT

Ingredientes:
– 2 xícaras de chá de milho;
– 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
– 2 xícaras de chá de leite desnatado;
– 4 colheres de sopa de farinha de trigo integral;
– 4 colheres de sopa de queijo minas ralado;
– 4 ovos inteiros;
– 2 colheres de sopa de margarina light;
– 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador. Despeje a mistura em uma assadeira média untada e leve ao forno moderado até dourar. Rendimento: 16 porções.

ESPETINHO DOCE COM BEIJINHO FIT

Ingredientes:
– 5 colheres de sopa de leite em pó desnatado;
– 5 colheres de sopa de coco ralado fresco;
– 2 colheres de adoçante culinário;
– Leite de coco light ou leite líquido desnatado;
– Morangos ou uvas.

Modo de preparo:
Misturar o leite em pó desnatado, o coco ralado fresco e o adoçante culinário. Misturar de pouquinho em pouquinho três colheres de sopa de leite de coco light ou leite líquido desnatado até chegar na consistência de enrolar. Tome cuidado, pois se colocar muito líquido de uma vez poderá perder o ponto. Depois que chegar ao ponto de enrolar, abrir pequenas porções de beijinho na mão, colocar uma uva ou um morango no centro, e fechar as bordas. Modelar o restante e colocar em espetos de churrasco. Dica: Passar óleo de coco na mão para enrolar os beijinhos com mais facilidade.

Este texto foi escrito por: Denise Duarte

Redação Webrun

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