• Nutrição - Suplementação com colágeno pode ajudar na recuperação pós treino?

Suplementação com colágeno pode ajudar na recuperação pós treino?

A suplementação com colágeno ainda é um tema que causa muitas discussões na medicina esportiva, principalmente nos médicos mais tradicionais. A proteína, em termos de pele, já está consagrada, no sentido de que perdemos ao longo do envelhecimento, e utilizamos na estética para evitar que a pele fique flácida ou enrugada. Mas, hoje também sabemos que o colágeno é muito mais do que estética. Essa é a proteína mais abundante no corpo e não temos apenas na pele, mas também no sangue, ossos, músculos, cartilagens e ligamentos.

+ Confira aqui o seu calendário completo de corridas de rua e não perca nenhuma!

Ele atua como um alicerce estrutural para a maioria dos tecidos moles de nosso corpo, e quando quebra, ou está com “defeito”, essa sustentação fica debilitada e as estruturas descritas acima enfraquecem, ficando mais fragilizadas (ou flácidas) na maioria das pessoas. Portanto, o colágeno pode ser útil tanto para proteger seus tecidos moles e articulações durante o exercício quanto para melhorar sua recuperação.

Isso é importante especialmente para os corredores em termos de flexibilidade, mobilidade e amortecimento, pois o atleta precisa mover suas articulações na mesma amplitude de movimento do começo ao fim do treino ou prova. Se não consegue, pode ficar suscetível a uma redução no desempenho, sentir dor e até se lesionar.

Como seguir uma suplementação com colágeno

A boa notícia é que é possível obter colágeno suficiente através da dieta. Isso porque nosso corpo produz colágeno à partir das proteínas que ingerimos. O corpo também pode sintetizar colágeno, mas requer aminoácidos para isso acontecer. Os aminoácidos são os blocos de construção do colágeno no corpo, e quatro deles (glicina, prolina, hidroxiprolina e arginina) estão diretamente envolvidos na produção de colágeno. Alimentos ricos em proteínas, como carne, frango, peixe e feijão, fornecem aminoácidos. A vitamina C, que é encontrada em frutas cítricas, bem como zinco e cobre, também são necessárias para o organismo sintetizar o colágeno.

Suplementação com colágeno pode ajudar na recuperação pós treino? - Foto: AdobeStock

Foto: AdobeStock

Não há como negar que o impacto da corrida sobrecarrega o corpo, por isso alguns corredores estão se voltando para pós treino com suplementação de colágeno para um aumento de desempenho e regeneração tecidual. Na teoria, por trás da suplementação com colágeno, no caso de corredores, há o benefício de reparação e recuperação muscular após o exercício. Assim como a ingestão de outras proteínas podem ajudar na recuperação pós-treino.

O que a ciência diz?

A suplementação de peptídeo de colágeno em conjunto com o treinamento de resistência, mostraram aumentar a massa muscular e força muscular em homens, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition.

Estudos em animais associaram a suplementação com colágeno hidrolisado ao aumento da massa óssea, o que poderia ajudar na redução de lesões e melhorar a recuperação, mas mais pesquisas precisam ser feitas em seres humanos. Por causa dos benefícios que oferecem às articulações, a suplementação de colágeno também pode reduzir a dor, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Current Medical Research and Opinion.

Ainda assim, não são estudos de longo prazo e em larga escala e não há evidências sólidas de que a suplementação com colágeno diminui a lesão nas articulações ou aumente a recuperação dos corredores. O que eu vejo na pratica clínica é que alguns atletas respondem muito bem á suplementação e para outros, é indiferente.

Comentários

Tags:, , , , , ,
Ana Paula Simões
Professora Instrutora e mestre em Ortopedia e Traumatologia do Esporte da Santa Casa de SP. Membro internacional e nacional da Sociedade de medicina e cirurgia da Perna, Tornozelo e Pé. Vice presidente da sociedade paulista de medicina esportiva. Comissão da prova de título da Sociedade Brasileira de medicina do esporte. Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade de Traumatologia Esportiva. E também é corredora e nadadora.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade