Santiago concentrará todas as forças no Troféu Brasil
Foto: Divulgação/ FMA Notícias
O atual líder do ranking no Troféu Brasil de Triathlon, Santiago Ascenço, compete a penúltima etapa no próximo domingo totalmente focado na competição. Com uma regularidade de dois segundos lugares, dois terceiros e um quinto, a ponta do ranking pode levá-lo ao tricampeonato, o que fez ele desistir de dividir as atenções com o mundial de Ironman 70.3, em novembro, em Clearwater, nos Estados Unidos.
“Deixei Clearwater de lado, para me focar no Troféu. Tomei essa decisão, porque sei que tenho boas chances de chegar ao tri e sei da importância dessa conquista”, ressalta o goiano. O objetivo é se consolidar nas competições com distâncias menores, para entrar de forma competitiva no circuito de Ironman a partir do ano que vem. “Esse ano as provas 70.3 foram preparação para o Ironman Brasil ano que vem”.
Santiago aparece com 595,5 pontos, seguido pelo argentino Ezequiel Morales, com 551,5; Fábio Carvalho com 513; Marcus Fernandes com 502 e Fred Monteiro com 498, todos com chances de faturar o campeonato, já que faltam ainda duas provas. “A cada etapa que passa o circuito fica mais emocionante e cada atleta chega querendo dar tudo de si. Acho que esta sexta etapa vai definir quem é quem chega na última prova com chances concretas de ganhar o circuito e estou ansioso para que a competição chegue logo”, ressalta o vice-líder Ezequiel.
Já Marquinhos, o mais novo entre os concorrentes, é mais realista e aposta as fichas em seu companheiro de treino e maior incentivador. “Minha expectativa é ficar entre os cinco primeiros. Eu torço para o Fabinho ganhar esse campeonato. No ano passado ele chegou tão perto e esse é o ano dele”, fala em relação à diferença de 1,5 pontos para Santiago no fim da temporada passada.