• Bem Estar - Tudo o que você precisa saber sobre pilates para sua vida e corrida

Tudo o que você precisa saber sobre pilates para sua vida e corrida

O Webrun foi até o estúdio Metalife conversar com a professora Fernanda Eleutério sobre a origem do pilates, benefícios, quem pode praticar, como funciona para corredores e mais.

O pilates faz parte do leque de opções de exercícios no nosso país há quase trinta anos e pouco a pouco vem ganhando novos adeptos à prática. Hoje no Brasil são mais de 35 mil opções de estúdios e o melhor: a modalidade pode ser realizada pelas mais diversas idades e tipos de corpos. Isto porque, a prática baseia-se em usar a própria força e peso do corpo, com mais de 500 exercícios diferentes, que podem até mesmo ser feitos  em casa.

O pilates é um método para todo tipo de público,

O pilates é um método que abrange todo tipo de público.

O Webrun foi até a Metalife Pilates conversar com a Fernanda Eleutério, professora e coordenadora do estúdio,  que nos explicou um pouquinho da história do método, como inserir o pilates nos treinos de corrida, quais os benefícios e frequência ideais para praticar. O grupo Metalife  é líder na fabricação de equipamentos e a 2º lugar no ranking mundial. Dá uma olhada na entrevista:

WR: Quando surgiu o pilates?

Fernanda: O método pilates veio da Alemanha, e o foco principal é a “contrologia”. O controle do corpo através do centro dele e depois das extremidades. Veio para curar soldados de guerra, e eles tinham uma mortalidade muito alto e o Joseph Pilates (criador do método) veio e começou a trabalhar com essa contrologia, através de estímulos. Ele viu que ocorreu uma melhora, as pessoas não estavam mais morrendo tanto porque o corpo foi se regenerando e então chegamos nesse benefício, a ideia de que o pilates trabalha a contrologia e o equilíbrio do corpo num todo.

WR: Como funciona uma aula de pilates?

Fernanda: Temos dois tipos de aula: em estúdio, com equipamentos, e a aula de solo.  Na aula de solo, utilizamos a resistência do próprio corpo, cada pessoa usa sua própria força, peso corporal, que é o que nosso corpo precisa aguentar e sustentar. Então é uma aula muito forte e estimulante, bem legal. A aula em equipamentos, nós conseguimos fracionar com a resistência das molas. Então, ora as molas ajudam, ora elas entram como um dificultador da aula, para que consigamos mobilizar o corpo num todo mas sempre pensamos no centro do corpo como maior estímulo. Para que a postura fique alinhada, para que a aula seja voltada para a essência do método que é a contrologia.

Foto: Larissa Santos/ Webrun

Foto: Larissa Santos/ Webrun

WR: O pilates é um bom método para a prevenção de lesões?

Fernanda: O pilates é um ótimo método para prevenção de lesões, porque ele faz com que aprendamos a mexer nosso corpo da melhor maneira possível, preservando as articulações, preservando os limites de cada corpo. Então cada pessoa tem a sua flexibilidade, seu alongamento e sua força. A gente faz os exercícios respeitando cada individualidade, cada pessoa, cada corpo, seja ela com uma patologia ou não, seja para preparar para um esporte ou não. Realmente faz com que a pessoa entenda o que fazer com  seu corpo e trabalhar da melhor maneira para que não venha ter lesões. O conhecimento dos movimentos é interessante para prevenir lesões.

WR: Os corredores podem praticar pilates? Quais os benefícios próprios para quem pratica a corrida?

Fernanda: O pilates é excelente para preparação de atletas de corrida, principalmente pelo fato de trabalhar o equilíbrio, concentração de força, muito usados durante as passadas e da resistência em provas de longo período. Acaba precisando conhecer melhor o próprio corpo para evitar lesões, para saber até onde ele pode ir, em qual prova pode participar. Então se ele sente que o corpo está respondendo melhor em termos de equilíbrio, de fortalecimento do centro do corpo, vou participar sempre dessa vertente de estar com uma postura alinhada  e de absorver os impactos, porque a corrida causa muitos impactos nas articulações. Então o fato de saber utilizar o corpo e ter ele fortalecido faz com que os corredores tenham uma evolução muito melhor.

Foto: Larissa Santos/ Webrun

Foto: Larissa Santos/ Webrun

WR: Se um corredor opta pelo pilates, como ele deve balancear com os treinos?

Fernanda: Os corredores podem praticar o método pilates numa proporção de duas vezes por semana, que é uma quantidade de estímulo bem interessante, mesmo porque ele não vai fazer só o pilates ele precisa de outros estímulos e métodos para fechar um treinamento mais adequado, para estar preparado para o tipo de prova que vai fazer. Lógico que toda modalidade precisa de um volume maior de sua própria especificação. Então corredores tem que praticar corrida não adianta suprir uma coisa com outra. Pode ser pilates, musculação, natação, servem como treinamentos de base, de complemento de estruturação do corpo.

WR: Idosos também podem praticar pilates?

Fernanda: O método é muito utilizado para idosos porque ao longo da longevidade, a gente vai evoluindo, crescendo e envelhecendo o corpo vai se degradando e a gente precisa de um estímulo de qualidade. Os idosos perdem muito o equilíbrio e principalmente força nos membros inferiores, por isso sofrem muitas quedas, precisam de apoios, muletas tudo mais. O pilates ele faz com que eles recuperem essa força de um modo gradativo, trabalhem um pouco do equilíbrio também, que a gente acaba perdendo ao longo da vida. E o estímulo tem que ser contínuo,  o corpo humano foi feito para ser estimulado, então quanto mais melhor. O método pilates respeita a individualidade de cada corpo, por isso que é interessante trazer os idosos para esse método, para que sejam assistidos de uma melhor maneira, os benefícios sejam plantados ali e a gente veja a evolução.

 

Comentários

Tags:, , , , , , , , , ,
Larissa Santos
Pseudo jornalista da ECA-USP. Meus amigos costumam dizer que sou criativa e uma explosão sentimental. Eles também reclamam de ser atrasada, mas juro que vou melhorar. Mirei em cultura e vim parar em esportes, mas tá tudo bem, eu amo escrever sobre tudo.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade