10 comidas que nem todo mundo sabe, mas têm muitas calorias

Algumas comidas podem até serem saudáveis, mas têm calorias altas e podem representar uma verdadeira cilada para as dietas se consumidos em alta frequência e quantidade. O alerta é da médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, de São Paulo, especialista em emagrecimento. Ela lista os 10 vilões da balança, que enganam muita gente.

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10 comidas que têm muitas calorias 

10 comidas que nem todo mundo sabe, mas têm muitas calorias
10 comidas que nem todo mundo sabe, mas têm muitas calorias – Foto: Adobe Stock

Mingau de aveia

Ele se tornou o queridinho das dietas por ser rico em fibras e garantir saciedade e assim fica mais fácil controlar a compulsão, mas o sabor de infância que muita gente atribui ao prato pode descontrolar a quantidade. A dica é substituir por um iogurte natural.

Purê de batata doce

“Apesar da batata doce conter baixo índice glicêmico, uma boa saída para cair ainda mais este índice é trocar pela abobora, que é mais magrinha”, comenta.

Suco de laranja ou uva

Não é porque é suco natural de fruta que está liberado. A médica revela que opções como limão ou maracujá apresentam bem menos calorias.

Abacate, manga ou uva

“A preferência deve ser por pera, maça ou morango que possuem índice glicêmico bem mais baixo”, avisa a especialista.

Arroz integral ou macarrão integral

Não é porque são integrais que são a melhor escolha. “Eles podem ser trocados por arroz de couve flor, macarrão de abobrinha ou de palmito pupunha – bem mais nutritivos e saudáveis, além de mais enxutos nas calorias”.

Açaí

Apesar de ser rico em antioxidante e anti-inflamatório e fibras, é calórico principalmente quando adicionado de xarope, leite em pó, granola e outros. Por isso pode ser substituído por frutas congeladas e batidas no liquidificador;

Mel ou açúcar mascavo

Uma colher de sopa de mel tem, em média, 61 calorias. Já o açúcar mascavo é fonte de ferro e cálcio, mas também é bastante calórico e não deve ser consumido em excesso (73 calorias em uma colher de sopa) a troca pode ser por adoçantes naturais de xiliton ou estévia;

Óleo de coco ou azeite

“Apesar de serem considerados gorduras boas a médica lembra que as quantidades não devem ser exageradas. “Um pequeno fio é suficiente para temperar um prato cheio de salada, por exemplo”, fala a médica.

Chocolate 70% cacau

Pode ser trocado por alfarrobas já que enquanto o cacau possui até 23% de gordura, o mesmo índice na alfarroba é de apenas 0,7%, o que faz dessa vagem uma boa opção para quem está em processo de emagrecimento”.

Refrigerantes e sucos diet

Sempre que possível devem ser trocadas por agua com limão ou águas aromatizadas. “Um refrigerante nessa versão pode até apresentar menos calorias, mas possuem ingredientes artificiais, aromas e sódio e nenhum benefício nutricional. Por isso não devem ser abusados”, completa.

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Redação Webrun

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