• Corridas de Rua - 10 Parques para correr ou caminhar em São Paulo

10 Parques para correr ou caminhar em São Paulo

Quem não gosta de conhecer novos lugares praticando o esporte que ama? Se você é de São Paulo, uma boa opção é variar as opções de local de treino treinando pelos parques pela cidade. É uma forma de evitar que o treinos caiam na mesmice, além de que respirar ares diferentes durante a corrida pode ser uma nova motivação para continuar batendo as metas. Por isso, separamos uma lista de dez diferentes para você conhecer na capital paulista:

Foto: Segio Souza/ Unsplash

1. Parque Ibirapuera

Um dos cartões postais de São Paulo, o parque mais famoso da lista dispensa apresentações. É um dos queridinhos dos corredores por ser bastante arborizado e oferecer opção além do asfalto.  Para aqueles que estão cansados de correr em volta do lago, existe uma alternativa menos conhecida, uma trilha de terra batida de 6 km que circunda entre árvores, raízes e um visual que te faz esquecer que está em São Paulo.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana
Horário de funcionamento: 5h à 0h

O seu ponto negativo fica pela lotação aos finais de semana, porém ainda sim é possível treinar na parte da manhã.

2. Parque das Bicicletas

O lugar oferece pistas para ciclismo, caminhada, corrida e patinação, além de academia ao ar livre e complexo esportivo. Muito próximo ao Ibirapuera, o parque foi restaurado há alguns anos tornando mais pacífica a convivência entre bicicletas e corredores. Uma ótima alternativa para quando o seu vizinho mais famoso estiver lotado.

Endereço: Alameda Iraé, 35 – Moema
Horário de funcionamento: 6h às 22h

3. Parque do Povo

São 1400 metros de pista para corrida e caminhada, além de quadras poliesportivas  e aparelhos de ginástica. Tudo no parque é bem cuidado e novo e ele ainda se destaca pela quantidade de bebedouros e banheiros.  É uma opção para quem quer fugir dos lotados Ibirapuera e Villa-Lobos. 

Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 – Itaim
Horário de funcionamento: 6h às 22h

4. Parque Villa Lobos

São cerca de 3600 metros de trajetos planos e arborizados para caminhada e corrida, . Sua localização é de fácil acesso a todos e foge da concentração enorme de parques na Zona Sul. Possui estacionamento e uma ótima variedade de percursos, tornando-se um ambiente perfeito para os corredores. 

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros
Horário de funcionamento: 05h30 às 19h

+ Escolha sua próxima corrida, clique aqui.

Foto: Wikipedia

5. Parque da Aclimação

Rico em área verde, o parque é perfeito para quem busca fugir do sol. Sua pista é quase toda coberta por sombras. O clima familiar e os locais bem conservados tornam o parque mais atrativo ainda.

Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1119 – Aclimação
Horário de funcionamento: 06h às 20h

6. Parque da Água Branca

Sem dúvida, um dos mais divertidos para correr, justamente por ser mais voltado à recreação. Além de ser lar de patos, galinhas e algumas espécies de pássaros, de O parque possui um percurso de 1,3 km com subidas, descidas e trechos planos. É lar de porém tem alguns pontos negativos a serem destacados: o piso necessita de uma revitalização e geralmente possui obstáculos na pista.

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Horário de funcionamento: 6h às 20h

7. Parque da Juventude

Em 2003 o parque ficou famoso por mudar a paisagem da Zona Norte de São Paulo. Isso se deve porque está localizado no terreno onde funcionava o presídio do Carandiru. O projeto é histórico para cidade e suas excelentes pistas e infraestrutura fazem valer a visita de qualquer corredor.

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru
Horário de funcionamento: 6h às 19h

8. Parque da Independência

Este parque abriga uma dos mais famosos cartões postais de São Paulo, o Museu do Ipiranga, além de amplos locais para correr. Os belos jardins fazem do parque uma ótima atração para os esportistas de plantão.

Endereço: Av. Nazaré, s/n – Ipiranga
Horário de funcionamento: 5h às 20h

9. Parque do Carmo

Localizado na Zona Leste, o Parque do Carmo conta com fauna variada de espécies, pistas de corrida, lagos, museu e anfiteatro natural. É perfeito para quem gosta de correr com um belo visual de fundo.

Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
Horário de funcionamento: 5h30 às 20h

10. Parque Ecológico do Tietê

No coração da Zona Leste, o Parque Ecológico do Tietê é uma das mais importantes reservas ambientais do estado. Revitalizado em 2004 sua infraestrutura está em ótimas condições para receber corredores.

Endereço: Rodovia Parque, 8054 – Vila Santo Henrique
Horário de funcionamento: 08h às 17h

Foto: Flickr

Comentários

Tags:, , , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade