10 Parques para correr ou caminhar em São Paulo

Quem não gosta de conhecer novos lugares praticando o esporte que ama? Se você é de São Paulo, uma boa opção é variar pelos parques pela cidade. É uma forma de evitar que o treinos caiam na mesmice, além de que respirar ares diferentes durante a corrida, o que pode ser uma nova motivação para continuar batendo as metas. Por isso, separamos uma lista de dez diferentes parques para você conhecer na capital paulista seja para caminhar ou correr:

1. Parque Ibirapuera

Um dos cartões postais de São Paulo, o parque mais famoso da lista dispensa apresentações. É um dos queridinhos dos corredores por ser bastante arborizado e oferecer opção além do asfalto.  Para aqueles que estão cansados de correr em volta do lago, existe uma alternativa menos conhecida, uma trilha de terra batida de 6 km que circunda entre árvores, raízes e um visual que te faz esquecer que está em São Paulo.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana
Horário de funcionamento: 5h à 0h

O seu ponto negativo fica pela lotação aos finais de semana, porém ainda sim é possível treinar na parte da manhã.

2. Parque das Bicicletas

O lugar oferece pistas para ciclismo, caminhada, corrida e patinação, além de academia ao ar livre e complexo esportivo. Muito próximo ao Ibirapuera, o parque foi restaurado há alguns anos tornando mais pacífica a convivência entre bicicletas e corredores. Uma ótima alternativa para quando o seu vizinho mais famoso estiver lotado.

Endereço: Alameda Iraé, 35 – Moema
Horário de funcionamento: 6h às 22h

+ Acompanhe o Webrun pelo Instagram!

3. Parque do Povo

São 1400 metros de pista para corrida e caminhada, além de quadras poliesportivas  e aparelhos de ginástica. Tudo no parque é bem cuidado e novo e ele ainda se destaca pela quantidade de bebedouros e banheiros.  É uma opção para quem quer fugir dos lotados Ibirapuera e Villa-Lobos. 

Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 – Itaim
Horário de funcionamento: 6h às 22h

4. Parque Villa Lobos

São cerca de 3600 metros de trajetos planos e arborizados para caminhada e corrida, . Sua localização é de fácil acesso a todos e foge da concentração enorme de parques na Zona Sul. Possui estacionamento e uma ótima variedade de percursos, tornando-se um ambiente perfeito para os corredores. 

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros
Horário de funcionamento: 05h30 às 19h

10 Parques para correr ou caminhar em São Paulo
Parque da Aclimação/ Foto: Wikipedia

5. Parque da Aclimação

Rico em área verde, o parque é perfeito para quem busca fugir do sol. Sua pista é quase toda coberta por sombras. O clima familiar e os locais bem conservados tornam o parque mais atrativo ainda.

Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1119 – Aclimação
Horário de funcionamento: 06h às 20h

+ Escolha sua próxima corrida, clique aqui.

6. Parque da Água Branca

Sem dúvida, um dos mais divertidos para correr, justamente por ser mais voltado à recreação. Além de ser lar de patos, galinhas e algumas espécies de pássaros, de O parque possui um percurso de 1,3 km com subidas, descidas e trechos planos. É lar de porém tem alguns pontos negativos a serem destacados: o piso necessita de uma revitalização e geralmente possui obstáculos na pista.

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Horário de funcionamento: 6h às 20h

7. Parque da Juventude

Em 2003 o parque ficou famoso por mudar a paisagem da Zona Norte de São Paulo. Isso se deve porque está localizado no terreno onde funcionava o presídio do Carandiru. O projeto é histórico para cidade e suas excelentes pistas e infraestrutura fazem valer a visita de qualquer corredor.

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru
Horário de funcionamento: 6h às 19h

8. Parque da Independência

Este parque abriga uma dos mais famosos cartões postais de São Paulo, o Museu do Ipiranga, além de amplos locais para correr. Os belos jardins fazem do parque uma ótima atração para os esportistas de plantão.

Endereço: Av. Nazaré, s/n – Ipiranga
Horário de funcionamento: 5h às 20h

9. Parque do Carmo

Localizado na Zona Leste, o Parque do Carmo conta com fauna variada de espécies, pistas de corrida, lagos, museu e anfiteatro natural. É perfeito para quem gosta de correr com um belo visual de fundo.

Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
Horário de funcionamento: 5h30 às 20h

+ Veja aqui como participar de uma corrida virtual!

10 Parques para correr ou caminhar em São Paulo
Parque Ecológico do Tietê/ Foto: Flickr

10. Parque Ecológico do Tietê

No coração da Zona Leste, o Parque Ecológico do Tietê é uma das mais importantes reservas ambientais do estado. Revitalizado em 2004 sua infraestrutura está em ótimas condições para receber corredores.

Endereço: Rodovia Parque, 8054 – Vila Santo Henrique
Horário de funcionamento: 08h às 17h

Leia também:

– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts