A maior corrida de rua do país na distância, o 32º 10km Tribuna FM-Unilus está confirmado para o dia 21 de maio, em Santos. No ano passado, a prova contou com mais de 20 mil inscritos, com significativa participação feminina, alcançando 47% dos participantes. Entre os grandes atrativos da prova estão o percurso, totalmente plano, ao nível do mar, propício para marcas pessoais, a grande participação popular, tanto com os famosos pelotões formados por empresas, clubes e academias, quanto entre os espectadores, e a organização voltada para o bem-estar dos atletas.
O evento, que faz parte do calendário turístico da Cidade, é marcado por quatro tipos de público amantes do esporte, a elite, incluindo os melhores do país e feras africanas, aqueles que competem para melhorar suas performances, os que querem fazer parte da festa, principalmente nas equipes, e os caminhantes. As inscrições começam no próximo dia 21, exclusivamente pelo site do evento.
No ano passado foram 240 mil copos de água (média de 12 por atleta), 40 mil frutas e 1.200 pessoas trabalhando na retaguarda. Outra referência importante: atletas de 237 cidades, de 18 estados, considerando só os amadores. Entre os atletas de elite, a grande atração, além da tradição do título e do excelente percurso, é a forte premiação, com R$ 112,4 mil, sendo que os vencedores do masculino e feminino levam R$ 30 mil cada.
No ano passado, os quenianos garantiram o quinto título seguido entre os homens, com Paul Kipkorir Kipkemoi cruzando a linha de chegada em 28min55s. Foi a 16ª vitória para o Quênia, que ainda garantiu o segundo e terceiro lugares, com Willian Kibor e Edwin Kibet. Na prova feminina, os africanos também seguiram com a hegemonia de oito anos, mas pela primeira vez com o primeiro lugar de uma tanzaniana, Failuna Abdi Matanga, superando duas quenianas, Esther Kakuri e Jane Seurey.

Os melhores brasileiros ficaram na quarta posição, com Gladson Alberto Silva Barboza e Joziane da Silva Cardoso (repetindo a colocação de 2015). A região também foi bem representada, com o nono lugar de David Benedito de Macedo, de Praia Grande, e a 17ª posição de Sirlene Souza de Pinho, de Santos, que já chegou a ser terceira colocada na prova.