11 dicas para aliviar dores depois do treino

Quem nunca caiu presa das dores musculares, principalmente depois de um treino pesado e com estímulos diferentes? Isso acontece por conta do acúmulo do ácido lático (espécie de resíduo metabólico) que fica no organismo. Assim, as dores depois do treino podem incomodar entre 3 e 7 dias até desaparecerem.

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11 dicas para aliviar dores depois do treino
Foto: Adobe Stock

Alguns atletas demoram mais para sentir o impacto da substância no organismo, com a chamada dor muscular tardia, com os mesmos desconfortos da dor muscular habitual. Todos os níveis de corredores e praticantes de atividade física podem passar por isso, mas é possível amenizar as dores e ter uma recuperação mais rápida para o próximo treinamento. Veja as dicas da fisioterapeuta e atleta da New Millen, Monica Rivero.

11 dicas para aliviar dores depois do treino

1- Repouse, pois dormir e descansar é necessário para se recompor e para a recuperação muscular.

2 -Alterne os treinos: músculos dos membros superiores com os dos membros inferiores. Dê intervalos aos treinos.

3 – Aplique gelo com auxílio de uma toalha ou pano por 15 a 20 minutos logo ao terminar um treino intenso.

4 – Faça uma boa massagem com um profissional.

5 – Faça uma automassagem nos músculos mais exigidos no treino (movimentos circulares com creme ou pomada irão aquecer e melhorar a dor.

6 – Aplique uma bolsa quente horas depois nas regiões de dor ou maior rigidez muscular.

7 – Tome um banho quente, isso faz uma vasodilatação periférica conseguindo um relaxamento dos músculos e diminui a “rotação” pós-treino intenso. Isso acalma e ajuda a dormir bem.

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8 – Faça uma caminhada ou até mesmo tarefas de casa ou exercícios leves para aquecer o corpo. Atividade sexual também é válida.

9 – Faça alguns alongamentos, eles ajudam a diminuir a sensação de rigidez causada pela dor.

10 – Reponha suas energias, dê preferência a alimentos antioxidantes e proteínas com uma dieta adequada e orientada por nutricionista.

11- Controle sua ansiedade em mudar seu físico, isso trará resultados sem agressões ao corpo e evitará lesões.

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Redação Webrun

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