17 alimentos que ajudam a combater a retenção de líquido

Também conhecida como edema, a retenção de líquido é o resultado de um acúmulo de fluidos que contribui para despontar uns quilinhos a mais na balança. Dentre as inúmeras causas desse problema, segundo Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista e coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, a mais comum está relacionada com a má alimentação.

“O inchaço pode ter muitas causas, por isso, além de apostar no consumo de alimentos diuréticos para reduzir o problema, também é importante praticar atividade física regular e beber de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia. Vale ressaltar que o consumo exagerado de alimentos com sal, mantimentos embutidos ou enlatados também aumenta a retenção de líquidos”, explica a nutricionista.

Para ajudar a combater o inchaço corporal, a especialista listou 17 alimentos poderosos. Veja a lista:

17 alimentos que ajudam a combater a retenção de líquido
Foto: ZoneCreative/Fotolia

17 alimentos que ajudam a combater a retenção de líquido

1. Abóbora

Aumenta a produção de urina e pode ser consumida como purê de abóbora cozida, sem sal.

2. Agrião

Diluído em água, consumir 250 ml de suco de agrião, três vezes ao dia, faz muito bem à saúde e diminui a retenção de líquidos.

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3. Aspargo

É diurético e exerce grande atividade celular nos rins, além de proteger de infecções. Então é ótimo para a saúde, não só contra a retenção de líquidos.

4. Alcachofra

É diurética, filtra e elimina as toxinas renais.

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Foto: Cornelio/Fotolia

5. Beterraba

Uma opção é cozinhá-la e tomar o caldo do cozimento, sendo três xícaras ao dia o suficiente para ajuda a diminuir a retenção de líquido.

6. Berinjela

O suco de berinjela é diurético e pode ser consumido à vontade.

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7. Cenoura

O vegetal é diurético e deve ser consumido cru ou em suco

8. Dente-de-leão

Esta hortaliça pode ser diluída em água e ser consumida em até três xícaras ao dia.

 

Foto: osoznaniejizni/Fotolia
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9. Pepino

Diurético natural que pode ser consumido cru na salada.

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10. Tomate

Um grande estimulante das funções renais que também pode ser consumido na salada.

Foto: 5ph/Fotolia
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11. Água de coco

Tomar 250 ml, duas vezes ao dia já é de grande ajuda à seu organismo.

12. Laranja

Seu suco ao natural, deve ser preparado na hora de ingeri-lo, puro e sem açúcar ou adoçante, é um poderoso diurético e anti-inflamatório. Tomar um copo, em jejum, podendo repeti-lo mais vezes fora das refeições.

Foto: emuck/Fotolia
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13. Limão

O indicado é tomar algumas gotas num copo de água.

14. Maçã

Atua sobre os rins, eliminando os líquidos nos edemas. Tomar 250 ml de suco natural, duas vezes ao dia é o suficiente.

Foto: BillionPhotos.com/Fotolia
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15. Maracujá

Seu suco é um excelente diurético e calmante.

16. Melancia

É o principal diurético natural de todas as frutas e possui alta taxa de vitaminas e minerais e atua como remédio contra enfermidades em geral. Vale observar que deve ser ingerida individualmente e nunca com as refeições.

Foto: Sunny Forest/Fotolia
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17. Melão

A fruta que é diurética, deve ser ingerida individualmente, pois, não combina com outras frutas e pode se tornar indigesta.

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Gabriel Gameiro

Gabriel Gameiro

Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.

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