3 maneiras para relaxar sua musculatura após a corrida

Após um treino que exige muito do corpo, é normal ficar com a musculatura mais tensa, as pernas doloridas e aquela sensação de cansaço. Por isso, nada melhor do que algumas técnicas para amenizar esses sintomas e recuperar os músculos de forma mais rápida. O Webrun listou 3 dicas de como relaxar sua musculatura após os treinos e não sofrer no dia seguinte.

+ Sua próxima corrida virtual está aqui!

3 maneiras para relaxar sua musculatura após a corrida

1. Alongamento

3 maneiras para relaxar sua musculatura após a corrida
Foto: Fotolia

A prática ajuda a manter o corpo menos tenso e mais flexível, melhorando a movimentação das articulações, diminuindo as dores e aumentando a disposição. Para ter esse efeito, o ideal é realizar logo após a atividade, de maneira lenta e contínua. Além disso, o alongamento também melhora a circulação sanguínea após o treino e a postura. Cada posição deve ser mantida por pelo menos 20 a 30 segundos, para relaxar mesmo é importante que o movimento seja feito de forma confortável.

+ Siga o Webrun no Instagram!

2. Massagem

3 maneiras para relaxar sua musculatura após a corrida
Foto: Fotolia

É importante que ela seja feita nas regiões mais tensas do corpo após a corrida. Quando feita suavemente, ela melhora a oxigenação dos tecidos e ameniza dores musculares. Pode ser feita manualmente, tanto por um profissional fisioterapeuta, massoterapeuta ou por alguém tenha noção da técnica. A massagem costuma ser o melhor método para liberar os pontos de tensão nos músculos, aqueles que são originados por espasmos musculares quando o atleta já está muito cansado.

3. Crioterapia

3 maneiras para relaxar sua musculatura após a corrida
Foto: Fotolia

+ Veja como se inscrever para uma corrida de rua!

A prática consiste em imergir as pernas em uma banheira ou tambor com bastante gelo, isso porque o frio gerado nos membros inferiores causa uma vasoconstricção, que auxilia no controle do processo inflamatório originado pelas microlesões e ajuda a evitar qualquer tipo de dor após o treinamento. A temperatura média deve ficar próxima a 8°C e o tempo imersão entre 5 e 12 minutos, de acordo com a resistência do atleta. Para quem não se arrisca a tanto, pode optar pelas práticas bolsas de gelo. Os benefícios são imensos, mas é importante lembrar de tomar cuidado com a pele, pois o gelo por muito tempo pode acabar causando queimaduras.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts