5 alimentos que ajudam no combate ao câncer de mama

Redação Webrun | Caminhada · 26 out, 2016

Outubro Rosa é um movimento que surgiu na década de 1990, para estimular a participação das pessoas no controle do câncer de mama. O movimento proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e ainda contribui para a redução da mortalidade.

Entre os principais assuntos deste tema, a alimentação se torna um dos requisitos básicos para uma vida mais saudável. Por isso, a conscientização sobre os alimentos que ajudam na luta e prevenção do câncer é de extrema importância. Para a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, uma alimentação equilibrada pode prevenir o surgimento do câncer e auxilia no combate à doença.

As inscrições para a Maratona de Curitiba estão abertas. Inscreva-se aqui!

Foto: Baibaz/Fotolia Foto: Baibaz/Fotolia

Alimentação na prevenção ao câncer

Segundo a especialista, Patrícia Cruz, uma alimentação saudável rica em frutas, vegetais folhosos, crucíferas, leguminosas, associadas a um baixo consumo de gordura saturada previne o aparecimento de cânceres. “Esses alimentos diminuem a formação de radicais livres, que estão relacionados ao câncer. Dessa forma, uma alimentação saudável previne o surgimento de algumas neoplasias. Além disso, uma alimentação equilibrada é capaz de prevenir a obesidade, que também está relacionada alguns tipos de cânceres como: endométrio, fígado, estômago, vesícula, ovário, mama.” reforça a nutricionista.

Alerta

Outro fator importante de ser lembrado é que alguns estudos sugerem que alimentos ricos em gordura, podem elevar o risco de câncer. Além disso, consumo excessivo de carne, embutidos, têm forte influência no padrão dietético e desenvolvimento de câncer.

Alimentos no combate ao câncer de mama

Segundo Patrícia Cruz, frutas, vegetais e grãos integrais parecem atuar na prevenção do câncer de mama e alguns alimentos apresentam função quimiopreventiva como:

– Peixes: fontes de ômega 3, parece exercer efeito inibidor na proliferação celular;

– Frutas, vegetais, cereais integrais: as fibras presentes parecem reduzir o estrogênio biotivo no sangue;

– Abacaxi, laranja, limão: fontes de vitamina C, essas frutas devido sua capacidade antioxidante, tem ação anticarcinogênica (agentes que reduzem a freqüência ou a taxa de tumores espontâneos);

– Castanha do Pará: fonte de selênio que inibe a angiogênese (crescimento de novos vasos sanguíneos a partir dos já existentes), que ocasiona o desenvolvimento tumoral;

– Soja: as isoflavonas (compostos orgânicos naturais) exercem papel protetor no desenvolvimento de tumores mamários.

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

A nutricionista Fernanda Cabana explica que as quantidades variam de alimento para alimento. Por isso o indicado é ter todo um planejamento alimentar. “A forma de consumo de cada alimento também é diferente, já que alguns são melhores consumidos crus, no vapor, germinados e até mesmo associados a outros alimentos”, explica.

“Evite carnes vermelhas, embutidos, leite, fast foods, frituras, industrializados entre outros alimentos, ou seja, basear-se em uma rotina com 95% de refeições naturais e de pouco consumo dos citados acima é o caminho mais correto”, diz Fernanda.

Este texto foi escrito por: Christina Volpe

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!