5 alimentos que não são tão saudáveis quanto parecem

Quem está começando a mudar a alimentação e quer adquirir uma dieta mais saudável, muitas vezes acaba se confundindo com produtos que são realmente indicados ou não. Existem diversos mitos sobre alimentos que têm fama, mas nem sempre são tão saudáveis, muitos deles são encontrados nas prateleiras dos mercados.

Para o especialista em nutrição otimizada Rodrigo Polesso para fazer mudanças no cardápio é preciso adotar um estilo de vida alimentar baseado no consumo correto e estratégico de alimentos de verdade e na prática de hábitos comprovadamente saudáveis.  “Além do excesso de carboidratos refinados e processados, que um dos grandes culpados pelos altos índices de obesidade, é preciso combater o consumo exagerado de produtos industrializados, que muitas vezes se dizem saudáveis, mas são verdadeiras armadilhas”.

O especialista listou 5 desses alimentos, que no quesito saúde e emagrecimento, não são tão bons quanto parecem, confira:

1-Pão integral

Foto: Arkadiusz/ Fotolia
Foto: Arkadiusz/ Fotolia

Segundo Polesso, o consumo de pães e farinha integral não significa necessariamente uma alimentação saudável, ele afirma que o trigo, integral ou não, é um grande vilão do emagrecimento, já que promove o descontrole dos hormônios insulina e leptina no corpo, fornecendo uma “lenha” de má qualidade para o que Polesso chama de fogueira do emagrecimento.  “O trigo e seus derivados são digeridos pelo corpo muito mais rapidamente que o próprio açúcar puro, isso sem contar nos antinutrientes e no glúten, que é associado a uma grande variedade de problemas de saúde até mesmo em pessoas que não se dizem intolerantes a ele”, explica.

Diversos estudos já desmistificaram os benefícios da farinha integral, o especialista conta que as pesquisas basicamente pegam uma amostragem de pessoas que consomem pães e massas integrais, e comparam suas vidas com as daqueles que não o fazem, por isso os resultados são sim controversos. “O que fazem é um estudo observacional, que é muito diferente do ensaio clínico randomizado feito em laboratório, já que só observa acontecimentos e faz associações matemáticas que dão a ilusão de causa e efeito”, afirma.

2-Barra de cereal

Foto: Voltan/ Fotolia
Foto: Voltan/ Fotolia

Repletas de açúcar e carboidratos, as barras de cereal são vendidas como um lanche para que as pessoas não fiquem tanto tempo sem comer. Crítico dos alimentos industrializados, Polesso destaca que o hábito de comer barras de cereal exige a quebra de dois mitos. “Inventaram determinados tipos de alimentos para horas diferentes do dia, mas não existe nenhuma lei definindo o que deve ser consumido conforme a posição do sol, sendo que é possível consumir carnes ou oleaginosas em qualquer horário, por exemplo”.

Ele ainda explica os efeitos dos lanches constantes. “Ao se alimentar a cada 3 horas, ainda tipicamente carboidratos, se mantém o corpo em estado anabólico constante, mantendo os níveis de insulina elevados no sangue, o que por si só estimula o armazenamento de gordura e previne sua queima. Sem contar que este consumo constante de alimentos não permite que o corpo se refaça, se recicle e se regularize”, afirma.

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3-Produtos light

Foto: Eisenhans/ Fotolia
Foto: Eisenhans/ Fotolia

Além de serem geralmente industrializados e repletos de ingredientes nocivos, os produtos que levam o nome “light” nas prateleiras do supermercado apresentam tipicamente redução de gordura boa. “Dessa forma, eles passam a ser verdadeiros aglomerados de carboidratos, quando são justamente as gorduras de qualidade que ajudam a prevenir o ganho de peso, através de uma maior saciedade, colaborando para ao emagrecimento”, destaca.

4-Mel

Foto: Ruslan/ Fotolia
Foto: Ruslan/ Fotolia

Muitas pessoas passam a utilizar o mel como forma de adoçar algumas bebidas, mas para Polesso o fato de ele ser produzido naturalmente não o impede de ser essencialmente açúcar. “Para as pessoas que querem perder peso como objetivo primário, eu sugiro que ele seja retirado ou bastante reduzido da dieta”, alerta.

Segundo o especialista, pessoas que levam uma vida saudável e um estilo de vida magro podem consumir mel com moderação. “Depende muito da dose, mas simplesmente trocar o açúcar comum pelo mel não adianta para quem procura emagrecer com prioridade, já que o ideal é cortar o consumo de doces ao máximo, utilizando poucas e esporádicas doses de adoçantes mais saudáveis, como Estévia, Xilitol ou Eritritol”, completa.

5-Iogurtes industrializados

Foto: Xavier/ Fotolia
Foto: Xavier/ Fotolia

Quanto aos iogurtes que encontramos nos mercados, o especialista afirma que, bem como a manteiga, o queijo e outros derivados do leite, são alimentos bem-vindos na dieta, já que são ricos em gorduras de qualidade e proteínas, mas é preciso ficar alerta para os que são repletos de açúcar, e que geralmente são colocados como opções saudáveis às crianças. “A maioria dos iogurtes industrializados tem uma quantidade muito grande de açúcar, e ainda utilizam leite desnatado ou apenas o soro do leite, removendo muitos dos nutrientes mais importantes do alimento”, destaca.

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Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

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