Conheça 5 benefícios que a meditação oferece aos praticantes

Alguns procuram a meditação para tentar relaxar, outros para aliviar dores e transtornos como ansiedade e depressão. Há ainda aqueles que têm muita vontade de meditar, mas não sabem nem por onde começar. Não importa qual o seu caso, listamos abaixo 5 bons motivos para te ajudar a praticar mais ou para te convencer a incluir a meditação no seu dia a dia agora mesmo.

5 motivos para iniciar a meditação diária

Conheça 5 benefícios que a meditação oferece aos praticantes - Webrun
Foto: Adobe Stock

1- Começar a meditar é simples

A meditação não é uma prática exclusiva de pessoas naturalmente calmas ou praticantes de Yoga. Pelo contrário, é simples, um exercício mental de atenção consciente que pode (e deve) ser feita por qualquer pessoa, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Uma das milhares de técnicas existentes é a atenção plena, ou Mindfulness. Comece agora: onde está a sua atenção neste momento? Está lendo com toda a sua atenção, ou está pensando em mais algo? Pausa sua atividade a cada minuto para verificar mensagens? Alguma sensação te desconcentra?

+ Seu calendário completo de corridas está aqui!

Que tal fazer cada tarefa com plena atenção? Isto é a primeira etapa da meditação: concentrar-se em uma única ação, como respirar, ou uma palavra, como amor. Determine o tempo que ficará concentrado.

2- Alívio imediato para ansiedade

É cada vez maior o número de pesquisas científicas que comprovam a eficácia da prática regular de meditação no controle e diminuição de sintomas de transtornos como depressão e ansiedade. A maior compreensão dos próprios sentimentos, o aumento da qualidade da respiração são alguns efeitos da prática que contribuem para isso.

Para ajudar estas pessoas, o Positiv App, recém-lançado aplicativo brasileiro em Português, lançou uma campanha no seu perfil no Instagram, chamada #meditacomigo, com lives diárias de meditação às 8h, sempre com um convidado ou convidada especial. Milhares de pessoas já meditaram junto com Renata F. Rocha, coach de propósito e cofundadora do Positiv App, e apoiadores ou instrutores do aplicativo, como a apresentadora Angélica, que atraiu mais de 150 mil pessoas para meditar com ela online.

3- Sozinho ou em grupo, meditar traz compaixão

Ao fazer o exercício de observar o que se pensa sem julgamento, ganha-se uma poderosa ferramenta para diminuir pensamentos excessivos e destrutivos, ao mesmo tempo em que se aumenta a compaixão por si mesmo e pelo outro. Fazendo o exercício de forma coletiva, os efeitos podem vir mais rapidamente.

Há estudos que sugerem os benefícios da meditação em conjunto. Como o de uma universidade alemã, que fala sobre desenvolver um comportamento pró-suporte de políticas globais e de contribuir para uma sociedade sustentável. E de uma universidade americana sobre redução da violência nacional durante uma crise econômica.

4- Meditar faz bem para a saúde

Ao diminuir a sensação de estresse, raiva e medo por meio da meditação, somatizações como gastrite, dor de cabeça, tonturas, inflamações, entre tantas outras podem ser dissolvidas.

A prática da respiração consciente tende a acalmar o nosso ritmo respiratório, o que também traz alívio para os batimentos cardíacos e pressão arterial.

5- Meditar melhora a produtividade

Não é por acaso que muitos atletas de alta performance meditam regularmente e grandes empresas investem cada vez mais em programas de Mindfulness para trazer mais tranquilidade e produtividade no trabalho de seus funcionários.

“Assim como escovamos os dentes todos os dias, a meditação é uma ferramenta para nossa higiene mental. Meditar faz nos desapegar de pensamentos desnecessários, abre espaço para o novo e aumenta o foco e a produtividade”, diz Renata F. Rocha, cofundadora e co-CEO do Positiv App.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts