• Esportes - 5 dicas para quem pratica esporte dormir melhor

5 dicas para quem pratica esporte dormir melhor

Entre um treino e outro o sono auxilia na recuperação física e mental, restituição de tecidos musculares e consolidação da memória

Para descansar bem a noite são necessárias, em média, de sete a oito horas diárias de sono. Esse período é fundamental para produção de diversos hormônios que regulam o nosso metabolismo, a regeneração celular, o fortalecimento do sistema imunológico e a consolidação da memória e do aprendizado. Mas, para quem pratica exercícios físicos intensos será que estas horas são suficientes?

+ Inscreva-se para a Athenas 15k São Paulo. Clique aqui!

Corredor, nada de dormir menos do que o tempo recomendado Foto: Pixabay

Corredor, nada de dormir menos do que o tempo recomendado Foto: Pixabay

1. Dormir bem é essencial para o desempenho
Assim como precisam de mais calorias, eles também necessitam de mais horas de sono. “O atleta treina por períodos longos, por isso, necessita de mais tempo de sono para recuperar as energias gastas. Sendo assim, deve dormir cerca de uma hora extra por dia”, comenta a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi.

2. Não troque o descanso pelo treino
“Na ausência de um descanso adequado, os esportistas têm sua energia reduzida, já que o sono irregular reduz a capacidade do organismo em armazenar glicogênio – energia que o indivíduo precisa, sobretudo, para os treinos de resistência. Além disso, as poucas horas de sono fazem com que o atleta tenha reflexos mais lentos”, ressalta Renata.

+ Confira eventos para participar acessando o site do Ticket Agora!

3. É durante o sono que produzimos o hormônio do crescimento
Ele contribui para evitar o acúmulo de gordura e melhorar a performance pelo aumento da síntese proteica dos músculos. “Entre um treino e outro o sono auxilia na recuperação física e mental, restituição de tecidos e consolidação da memória. Na prática, uma boa noite de sono deixa o atleta “zerado” para absorver novos benefícios da atividade física no outro dia”, completa.

4. Pratique atividades de manhã ou 2h antes de dormir
Isso fará que você descanse bem e obtenha o máximo de desempenho nos treinos, evitando que a elevação da adrenalina e da temperatura corporal não prejudique o sono.

5. Fique atento à postura na hora de dormir
Use um travesseiro que ofereça conforto e sustentação para a cabeça e que alinhe a coluna. Mantenha o ambiente arejado, silencioso e o mais escuro possível. Seguir uma alimentação leve e saudável, pode auxiliar que o atleta durma melhor”, orienta a consultora da Duoflex.

Comentários

Tags:, , , , , , , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade